Repository logo
 
Publication

A transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico : análise e interpretação de práticas pedagógicas no pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarone, António Fernando Corrêa
dc.contributor.authorFernandes, Soraia Patricia da Conceição
dc.date.accessioned2017-11-18T15:50:37Z
dc.date.available2017-11-18T15:50:37Z
dc.date.issued2017-07-10
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório tem como finalidade analisar e interpretar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Pré-Escolar, considerando a transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório tem por base o estágio na valência de Jardim-de-Infância/ Pré-Escolar, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os dois e cinco anos de idade. Este estudo adota uma abordagem teórica apoiada por autores especializados no tema, tendo, como finalidade, compreender as práticas pedagógicas, métodos, tendências e modelos utilizados na transição da criança, considerando-se estas, os seus pais e os seus educadores de infância, os intervenientes ativos no processo educativo da transição. As opções metodológicas utilizadas, na recolha de dados, foram organizadas segundo o método qualitativo, através de observação direta do objeto de estudo, sendo que esta permitiu toda a recolha de elementos para a realização das planificações usadas na intervenção pedagógica. Através de questionários aos educadores, foi possível a recolha de dados indiretos ao estudo.pt_PT
dc.description.abstractThe report´s purpose is to analyze and interpret the pedagogical practices developed in Pre-School, considering the transition from Pre-School to the Primary School. This report was based on the traineeship with two to five years old children in Kindergarten/ Pre-School. This study has a theoretical approach supported by specialized authors in order to understand the pedagogical practices, methods, tendencies and models used in the child´s transition, considering them, their parents and their educators as active participants in the process. For this study analysis, the methodological options were organized according to the qualitative method with the direct participant observation. This observation allowed the planning creation used in the pedagogical intervention. Through a questionnaire to their educators it was possible to collect indirect data to the study.pt_PT
dc.identifier.tid201719940pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5934
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectArticulaçãopt_PT
dc.subjectContinuidade educativapt_PT
dc.subjectTransitionpt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectArticulationpt_PT
dc.subjectEducational continuitypt_PT
dc.titleA transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico : análise e interpretação de práticas pedagógicas no pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24520.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: