Repository logo
 
Publication

Regulação amocional e os comportamentos de brincadeira em crianças do pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSantos, António José
dc.contributor.authorFernandes, Beatriz Carina Mendes Cabanelas
dc.date.accessioned2022-01-14T14:01:58Z
dc.date.available2022-01-14T14:01:58Z
dc.date.issued2021-10-08
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação, apresenta como principal objetivo a compreensão de forma detalhada e aprofundada, a importância do contexto lúdico, do jogo e da brincadeira na regulação emocional das crianças do pré-escolar. A amostra é constituída por 51 crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos e 5 educadores, que frequentam o ensino pré-escolar de uma escola privatizada nos arredores de Lisboa. A nível de instrumentos, foi utilizado o Emotion Regulation Checklist para medir dimensões como a capacidade de regulação emocional e os níveis de labilidade emocional e, para a brincadeira, avaliou-se três domínios: a disrupção; a desconexão e interação positiva entre pares através do Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Os resultados mostram que quanto mais velha é a criança, menor é a utilização de comportamentos do tipo disruptivo, fenómeno congruente com estudos na área que mostraram através da maturação cognitiva e do desenvolvimento a aquisição de novas competências, tornando os comportamentos sociais das crianças, cada vez mais adequados e ajustados ao meio. Os dados revelam ainda que o número de interações positivas aumenta com a idade e que quantos mais habilitações literárias a figura materna possuiu menos serão os comportamentos desadequados. A perceção das mães revela que as crianças do sexo feminino apresentam melhor níveis de regulação emocional em comparação com os rapazes. No entanto em relação à perceção das educadoras face a brincadeira e os níveis de regulação emocional na visão das mães, não revela qualquer associação, mas verificou-se uma relação entre os comportamentos disruptivos e os níveis de labilidade emocional.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand, in a detailed and in-depth way, the importance of play, games and play in the emotional regulation of preschool children. The sample is composed of 51 children aged between four and five years old and 5 educators, who attend pre-school education in a privatized school in the outskirts of Lisbon. In terms of instruments, the Emotion Regulation Checklist was used to measure dimensions such as emotion regulation capacity and levels of emotional lability and, for play, three domains were assessed: disruption; disconnection and positive peer interaction through the Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). The results show that the older the child is, the less disruptive behavior is used, a phenomenon congruent with studies in the area that showed through cognitive maturation and development the acquisition of new skills, making the children's social behaviors increasingly appropriate and adjusted to the environment. The data also reveal that the number of positive interactions increases with age and that the more educational qualifications a mother has, the less inappropriate behaviors will occur. The mothers' perception reveals that female children have better levels of emotional regulation compared to boys. However, in relation to the educators' perception of play and levels of emotional regulation from the mothers' point of view, no association was found, but a relationship between disruptive behaviors and levels of emotional lability was found.pt_PT
dc.identifier.tid202833259pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8424
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectCompetência socialpt_PT
dc.subjectCompetência emocionalpt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.subjectSocial competencept_PT
dc.subjectEmotional competencept_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectPlayingpt_PT
dc.titleRegulação amocional e os comportamentos de brincadeira em crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25246.pdf
Size:
527.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format