Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Grupos etários heterogéneos nas salas de jardim de infância com a pedagogia do Movimento da Escola Moderna

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A heterogeneidade é apresentada neste relatório sob o ponto de vista da sua importância no trabalho de uma sala com um grupo de crianças com idades diferentes. Como apontado por diversos autores, defendemos que a heterogeneidade num grupo de crianças com diferentes idades permite que haja maior respeito pelas diferenças individuais de cada um, devendo ser acolhido como elemento potenciador dos processos de aprendizagem e cooperação. Este trabalho teve como objetivo compreender como é trabalhar com um grupo de crianças de diferentes idades segundo o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A recolha de informação foi realizada através de uma vasta pesquisa em livros de autores que se atam diretamente no tema deste relatório. Para uma análise reflexiva mais efetiva, constituímos como opções metodológicas as observações e os questionários às educadores, de forma a nos ajudar a responder às questões que nos surgiram ao longo da prática. Verificámos que o trabalho que é realizado com grupos de crianças de diferentes idades tem benefícios quanto ao desenvolvimento da criança bem como dos conhecimentos que esta adquire. É através da cooperação que a criança trabalha e desenvolve a interajuda com o outro.
In this report, we present the heterogeneity achieved by the use of mixed age groupings, under the perspective of its importance in the work of a classroom with a group of children with different ages. As mentioned by different authors, we defend that the age diversity in a group of children, allow it to have more respect by the differences of each one, and should be hosted as a driver element in the learning process and in the cooperation among them. The main goal of this work was to understand how it is to work with a mixed age group of children, in accordance with the pedagogical model of Modern School Movement. The information collection was done through an extensive research in books of known authors, with a recognized work and a supportive role the theme of this report. To reach a more effective reflective analysis, we formed as methodological options the participant observations in context of supervised practice and surveys to kindergarten teachers, in order to help us to respond to the questions emerged along our practice.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educação Pré-Escolar Grupos etários heterogéneos Diferenciação Pedagógica MEM Pre-primary Education Mixed-age groupings Pedagogical differentiation Modern School Movement (MSM)

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue