Repository logo
 
Publication

Professores do 3.' Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do aluno

dc.contributor.authorCarita, Ana
dc.date.accessioned2017-09-11T18:22:20Z
dc.date.available2017-09-11T18:22:20Z
dc.date.issued1997
dc.description.abstractDá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre cis alunos desse ciclo. A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Rcpresentações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de eritrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posteriormente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categoria], avaliativa e estrutural). Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas. É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos Icvam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT:This article reports on a study of high school teachers’ representations of their pupils, considering teachers in early and middle phases of their careers. This research was made in the framework of the Theory of Social Representation, and it was conducted by the analysis of the teachers’ speech during semistructured interviews. Various speech contexts were studied (discussing the students in general, a good student, a bad student, an ideal student), and different speech analysis approaches were used (themes, categories, evaluation and structural). The analysis reveals a high degree of stability and interna1 coherence in the representations under study, strongly based on the academic dedication of the student and on the relationship with the teacher. The power of these dimensions on the teachers‘ representations is confirmed by previous research and supports the views that the studens’ images are highly influenced by the more traditional aspects of pedagogy. Negative evaluations of students have a strong impact - possibily even on the teachers’ attitude towards the studens, even though positive evaluations were slightly more prevalent. This last result, and also the strong dominance of the more instructional aspects of the teachers’ experience, raise the question whether the pedagogical relationship is a good context for the personal and social development of the studentspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicológica XV(4), 541-562pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5752
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRepresentação do professor sobre o alunopt_PT
dc.subjectTerceiro ciclopt_PT
dc.subjectMobilização escolarpt_PT
dc.subjectRelação professor-alunopt_PT
dc.subjectAtitude negativapt_PT
dc.subjectAcademic dedicationpt_PT
dc.subjectStudents’ representation by teachers high schoolpt_PT
dc.subjectNegative attitudespt_PT
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_PT
dc.titleProfessores do 3.' Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do alunopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage562pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage541pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXVpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1997_4_541.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: