Publication
Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Peixoto, Francisco | |
dc.contributor.author | Gomes, Ana Sofia Escórcio | |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T11:09:16Z | |
dc.date.available | 2020-03-06T11:09:16Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.description.abstract | São diversos os estudos realizados que alertam para as consequências negativas da retenção escolar no autoconceito, na autoestima e no envolvimento dos alunos, referindo que os alunos com experiência de retenção tendem a apresentar índices mais baixos de autoconceito, autoestima e a sentirem-se menos envolvidos na escola. O presente estudo tem como finalidade compreender se existem diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção escolar quanto ao seu autoconceito, autoestima e identificação com a escola. Participaram 290 alunos (58 com experiência de retenção) do 5º ano (188 alunos), 7º ano (85 alunos) e 9º anos de escolaridade (87 alunos) de escolas públicas da região da Grande Lisboa. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados a Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-Adolescentes (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), a Escada de Identificação com a Escola (adaptado de Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; PISA 2000; Voelkl, 1996) e o Inventário de Motivação Intrínseca (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Os resultados demonstram diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção, relativamente ao autoconceito e autoestima. Verificam-se diferenças entre o autoconceito e a sua importância face às dimensões da Escada de Identificação com a Escola. No que concerne a identificação com a escola, os resultados evidenciam diferenças no poder preditivo do autoconceito e da importância atribuída ao autoconceito, em função das diferentes dimensões de identificação. Os resultados serão discutidos no âmbito das teorias abordadas neste estudo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Several studies have called attention to the negative consequences of grade retention on student’s self-concept, self-esteem and school engagement, pointing out that students with grade retention experiences tend to report lower levels of self-concept and self-esteem, and feel less engaged at school. The present study aims to understand if there are differences between students with grade retention experiences and without retention experiences, regarding their self-concept, self-esteem and their engagement at school. Participants were 290 public school students (58 with retention experiences), from year 5 (188 students), year 7 grade (85 students) and year 9 (87 students). The instruments used for data collection were the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Pre-Adolescents (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), the School Engagement Scale (adapted from PISA 2000; Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; Voelkl, 1996) and the Intrinsic Motivation Inventory (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Results show differences between students with and without grade retention experiences, regarding their self-concept and self-esteem. Regarding school engagement, the results show differences in the predictive power of self-concept and the importance attributed to self-concept, due to the different dimensions of identification. The results will be discussed within the theories approached in this study. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202383504 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7415 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Retenção escolar | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Identificação com a escola | pt_PT |
dc.subject | Grade retention | pt_PT |
dc.subject | Self-concept | pt_PT |
dc.subject | Self-esteem | pt_PT |
dc.subject | School engagement | pt_PT |
dc.title | Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Psicologia | pt_PT |