Repository logo
 
Publication

Retenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPeixoto, Francisco
dc.contributor.authorGomes, Ana Sofia Escórcio
dc.date.accessioned2020-03-06T11:09:16Z
dc.date.available2020-03-06T11:09:16Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educaçãopt_PT
dc.description.abstractSão diversos os estudos realizados que alertam para as consequências negativas da retenção escolar no autoconceito, na autoestima e no envolvimento dos alunos, referindo que os alunos com experiência de retenção tendem a apresentar índices mais baixos de autoconceito, autoestima e a sentirem-se menos envolvidos na escola. O presente estudo tem como finalidade compreender se existem diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção escolar quanto ao seu autoconceito, autoestima e identificação com a escola. Participaram 290 alunos (58 com experiência de retenção) do 5º ano (188 alunos), 7º ano (85 alunos) e 9º anos de escolaridade (87 alunos) de escolas públicas da região da Grande Lisboa. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados a Escala de Autoconceito e Autoestima para Pré-Adolescentes (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), a Escada de Identificação com a Escola (adaptado de Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; PISA 2000; Voelkl, 1996) e o Inventário de Motivação Intrínseca (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Os resultados demonstram diferenças entre os alunos com experiência e sem experiência de retenção, relativamente ao autoconceito e autoestima. Verificam-se diferenças entre o autoconceito e a sua importância face às dimensões da Escada de Identificação com a Escola. No que concerne a identificação com a escola, os resultados evidenciam diferenças no poder preditivo do autoconceito e da importância atribuída ao autoconceito, em função das diferentes dimensões de identificação. Os resultados serão discutidos no âmbito das teorias abordadas neste estudo.pt_PT
dc.description.abstractSeveral studies have called attention to the negative consequences of grade retention on student’s self-concept, self-esteem and school engagement, pointing out that students with grade retention experiences tend to report lower levels of self-concept and self-esteem, and feel less engaged at school. The present study aims to understand if there are differences between students with grade retention experiences and without retention experiences, regarding their self-concept, self-esteem and their engagement at school. Participants were 290 public school students (58 with retention experiences), from year 5 (188 students), year 7 grade (85 students) and year 9 (87 students). The instruments used for data collection were the Self-Concept and Self-Esteem Scale for Pre-Adolescents (Peixoto, Mata, Monteiro, Sanches & Pipa, 2017), the School Engagement Scale (adapted from PISA 2000; Conboy, Carvalho, Santos, Gama, Tavares, Fonseca, Martins, Salema & Fiúza, 2015; Voelkl, 1996) and the Intrinsic Motivation Inventory (Monteiro, Mata & Peixoto, 2015). Results show differences between students with and without grade retention experiences, regarding their self-concept and self-esteem. Regarding school engagement, the results show differences in the predictive power of self-concept and the importance attributed to self-concept, due to the different dimensions of identification. The results will be discussed within the theories approached in this study.pt_PT
dc.identifier.tid202383504pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7415
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRetenção escolarpt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectIdentificação com a escolapt_PT
dc.subjectGrade retentionpt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectSchool engagementpt_PT
dc.titleRetenção escolar : qual o efeito no autoconceito, autoestima e na identificação com a escola de alunos do 2º e 3º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
22635.pdf
Size:
3.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: