Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento de competências sociais nos trabalhos de grupo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António Luís
dc.contributor.authorPestana, Inês Marques Costa da Câmara
dc.date.accessioned2022-09-28T15:45:53Z
dc.date.available2022-09-28T15:45:53Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República , 2.ª série, n.º 153, de 7 de agosto.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2021/2022. Esta decorreu numa instituição pública de ensino, numa sala do 3.º ano do Ensino Básico, composta por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. O tema do presente relatório surge da observação que fiz na turma onde efetuei o meu estágio, em que os alunos pareciam mostrar dificuldades no desenvolvimento dos trabalhos de grupo, provavelmente como resultado de relações deficitárias entre pares. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a implementação de tarefas de realização em grupo cooperativo poderia desenvolver as competências sociais dos alunos. Toda a metodologia utilizada para a elaboração deste relatório foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta, recolhida num diário de bordo, entrevistas tanto à professora cooperante como aos alunos e grelhas de observação. A realização deste estudo permitiu-me compreender, em primeiro lugar, quais as competências sociais que os alunos devem adquirir e pôr em prática em situação de trabalho de grupo por forma a que a tarefa a realizar seja concluída com sucesso: desde logo, o saber comunicar (nas vertentes de emissor e recetor, ou seja, saber escutar o outro e saber transmitir as suas ideias), saber cooperar e saber resolver problemas, onde a criatividade e a assertividade são fundamentais. Ao mesmo tempo, pude, com este estudo, perceber qual o meu papel, enquanto futura profissional da área da educação, no desenvolvimento dessas competências dos alunos: caber-me-á, nomeadamente, criar situações de aprendizagem através das quais os alunos possam interagir e orientar cada aluno na sua função dentro do grupo de trabalho.pt_PT
dc.description.abstractThis report has been carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Practice in primary school during the school year of 2021/2022. The practice took place at a public institution of education, in a year 4 class of Key Stage 2, consisting of 25 students, with ages ranging 8 to 9 years. The theme of this report arises from the observation I made in the class where my internship took place, where the students seemed to demonstrate difficulties in the development of group work, probably as a result of deficient relationships between pairs. Given this context, I was interested in understanding, through systematic observation, in what way the implementation of cooperative group tasks could develop the social skills of students. The entire methodology used for the preparation of this report was qualitative. The instruments used were the direct observations recorded in my log diary, interviews with both the cooperating teacher and the students and also observation spreadsheets. The realisation of this study allowed me to understand, firstly, which social skills the students must acquire and put into practice in a group work project in order to complete their target task successfully: skills of which, knowing how to communicate (in terms of input and reception thus knowing how to listen each other and understanding how to transmit their ideas), knowing how to cooperate and manage problems, in which creativity and the assertiveness are fundamental. At the same time, due to this study, I was able to understand my role, as a future professional in the field of education, in the development of these skills in students: It is my responsibility to, namely, create learning situations through which the students can interact and guide each student in their role within the task group.pt_PT
dc.identifier.tid203054822pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8796
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectcompetências sociaispt_PT
dc.subject1ª Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjecttrabalho de grupopt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.subjectKey Stage 2 in Primary Educationpt_PT
dc.subjectgroup work/tasks.pt_PT
dc.titleO desenvolvimento de competências sociais nos trabalhos de grupopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27905.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: