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Atitudes dos fisioterapeutas face ao exercício e ao ensino na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
dc.contributor.advisor | Ramalho, Glória | por |
dc.contributor.author | Coutinho, Maria Isabel Monsanto Pombas de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2011-02-22T12:39:03Z | |
dc.date.available | 2011-02-22T12:39:03Z | |
dc.date.issued | 1998 | |
dc.description | Dissertação de Mastrado em Psicologia da Saúde | por |
dc.description.abstract | A finalidade deste trabalho é contribuir para a análise do desenvolvimento da identida¬de profissional dos fisioterapeutas, centrando-se no estudo das suas atitudes face ao exercício e ao ensino. A Fisioterapia no nosso país, tanto como área científica como profissão, está directa¬mente ligada aos contextos históricos, políticos e sociais, que influenciaram não só o exercício e o ensino mas também cada fisioterapeuta e a forma como ele percepciona a realidade. Este aspecto tem uma importância significativa nas atitudes que são exprimidas face aos objectos mencionados. A ausência de estudos realizados neste âmbito obrigou a uma pesquisa sobre os diplo¬mas legais que têm regulamentado a evolução da Fisioterapia. Em termos internacionais caracterizou-se a Fisioterapia através da apresentação das organizações que actualmente representam a profissão e o ensino e dos estudos mais recentes por elas realizados com vista a apresentação de uma visão integrada da situação relativa à realidade portuguesa. Para fundamentar o estudo relativamente às atitudes realizamos uma pesquisa sobre o próprio conceito, tendo em conta a sua evolução, avaliação, formação, funções e processos de mudança de atitudes. O estudo sobre as atitudes dos fisioterapeutas face ao exercício e ao ensino desenvol¬veu-se em algumas instituições de saúde e de uma Escola Superior de Tecnologia de Saúde da área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e vale do Tejo. A amostra foi constituída por 77 fisioterapeutas que exercem e/ou leccionam, que responderam a um questionário e a uma escala de atitudes, construída com base nos diplomas legais que regulamentam a Fisio¬terapia. Para organizar o estudo, foram formuladas três questões consideradas estruturantes e que serviram para orientar a pesquisa. O estudo permitiu concluir que as atitudes tanto dos fisioterapeutas do exercício como do ensino apresentam padrões de concordância, discordância e dispersão, face ao actual enquadramento legal do exercício e do ensino. Foi também concluído que existem diferenças nas atitudes dos fisioterapeutas que exercem exclusivamente nas instituições de saúde e nas atitudes dos fisioterapeutas que desenvolvem actividades docentes. O trabalho integra ainda recomendações com o objectivo de contribuir para a realiza¬ção de futuros trabalhos de investigação nesta área. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/460 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia da saúde | por |
dc.subject | Amamentação | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Relação mãe-criança | por |
dc.subject | Health psychology | por |
dc.subject | Breast-feeding | por |
dc.subject | Attitudes | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | Infant development | por |
dc.subject | Mother-child relations | por |
dc.title | Atitudes dos fisioterapeutas face ao exercício e ao ensino na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |