Repository logo
 
Publication

As actividades expressivas e criativas... são experiências científicas

dc.contributor.authorOnofre, Pedro Soares
dc.date.accessioned2017-07-12T13:22:37Z
dc.date.available2017-07-12T13:22:37Z
dc.date.issued1998
dc.description.abstractO autor, analisando que é no Brincar que a criança começa a dar sentido às coisas e que isso é o seu viver e o seu aprender, dá conta de que estudar o Comportamento Lúdico e o Jogo é estudar a sua vida cultural. O adulto e a escola, julgando que jogar é, antes, uma forma transitória, endurecem e impõem a pedagogia em nome da disciplina e da rentabilidade. É urgente que o adulto reaprenda a Jogar e, pondo os pés na terra, perceba que a criança vive jogando e isso é tão genético como o sangue que Lhe corre nas veias...!!! Como o adulto, o miúdo cria, recolhe, elabora, simboliza e dá vida; ... cultiva-se em animação de ir sendo. Não há, talvez, que aprender mas que realizar; ._. há que construir uma arte de viver e concretizá-la em espaço e tempo bem vividos, numa pedagogia de iniciativa e de criatividade, ... pois «entre a actividade expressiva e criativa e a experiência cientifica há uma relação muito íntima.. .» como observa Bruno Ciara.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The author, observing that it is in a Play that the child begins to make sense of things, and that playing is the children’s way of living and leaming, became aware that studying Play Behavior and Play is to study cultural life of children. The Adult and the School, by playing just as a transitory stage, harden and impose Pedagogy in the name of discipline and rentability. It is urgent that the Adult recovers the abilio to Play and realize that children live by playing, and that is a fact as genetic as the blood running on their veins ... ! Like the Adult, the Chiid creates, coilects, elaborates, symbolizes and breathes life.. . Children cultivate themselves by being in motion. Maybe one does not have to iearn but to accompiish; ... One has to build the art of living and fulfilL it in a time and place well lived in, using the Pedagogy of initiative and creativiv; for, as Bruno Ciara observes «there is a very intimate relationship between the expressive and creative activity and a scientifc experiment ... >>pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, XVI(4), 615-620pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5664
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectJogo e criatividadept_PT
dc.subjectExperiência ciêntíficapt_PT
dc.subjectPlay and creativitypt_PT
dc.subjectScientific experimentpt_PT
dc.titleAs actividades expressivas e criativas... são experiências científicaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage620pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage615pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXVIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1998_4_615.pdf
Size:
492.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: