Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A contribuição da sensibilidade materna e paterna para o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2014_2_231.pdf201.87 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A sensibilidade materna no decorrer de interações mãe-criança está associada a um melhor desen - volvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Porém, o papel da sensibilidade paterna encontra-se menos explorado. Setenta crianças (39 do sexo masculino, 55.7%) foram observadas aos 4½ anos de idade, em sessões independentes com a mãe e com o pai, numa interação de jogo livre. Embora não tenha sido encontrada diferença entre sensibilidade materna e paterna durante as interações, apenas a primeira se revelou um preditor significativo de melhor desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Os resultados são discutidos tendo em conta as especifi cidades da interação mãe-criança e pai-criança e o seu efeito no desenvolvimento cognitivo das crianças.
ABSTRACT: Maternal sensitivity during mother-child interaction is associated with better preschoolers’ cognitive development. However, the role of father’s sensitivity has been less studied. Seventy children (39 males, 55.7%) were assessed at 4½ years of age, in independent sessions with their mother and their father, in a free play interaction. Although no difference was found between mother’s and father’s sensitivity during the interactions, only the former became a significant predictor of preschoolers’ better cognitive development. The results are discussed taking into account specificities of motherchild and father-child interaction and its effect on children’s cognitive development.

Description

Keywords

Idade pré-escolar Sensibilidade Desenvolvimento cognitivo Interação mãe/pai-criança Preschool Sensitivity Cognitive development Mother/father-child interaction

Citation

Análise Psicológica, 32, 231-242

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário

CC License

Altmetrics