Repository logo
 
Publication

Parceria escola família

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorSoares, Francisca
dc.date.accessioned2018-11-09T15:58:10Z
dc.date.available2018-11-09T15:58:10Z
dc.date.issued2018-10
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA parceria escola família é apresentada neste relatório sob a ótica da importância do envolvimento parental com a escola para o desenvolvimento das crianças. De facto, na linha do que vários autores dizem, defendemos que esta parceria é um fator que não só melhora o interesse das crianças nos conteúdos trabalhados em contexto escolar, como também contribui para o equilíbrio e bem-estar psicológico das crianças, tornando-as mais autoconfiantes e mais capazes de interagir socialmente. A importância da família no crescimento das crianças reflete-se quer na felicidade demonstrada por aquelas quando veem os pais na escola, a realizar uma atividade, quer quando, em brincadeiras livres, reproduzem o quotidiano familiar. A observação de atividades e a realização de entrevistas constituíram opções metodológicas fulcrais para conseguirmos pôr em prática os objetivos que, a partir das dificuldades sentidas na Instituição, estabelecemos neste trabalho: refletir sobre estratégias educativas; pôr em prática novas estratégias de parceria; levar a escola a casa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The family school partnership is presented in this report under the view of the importance of parental involvement with the school for children's development. In fact, in the line with what many authors say, we argue that this partnership is a factor that not only improves children's interest in themes worked in school context, but also contributes to children's psychological balance and well-being, making them more self-confident and more capable of social interaction. The impact of family in the growth of children is reflected both in the happiness shown when they see their parents in school carrying out an activity, or when they reproduce the daily life of the family. The observation of activities and the interviews were key methodological options to achieve the purpuses that, forasmuch as the difficulties felt in the Institution, we established: first, to reflect on educational strategies; second, to implement new partnership strategies; third, to take the school home.pt_PT
dc.identifier.tid201986108pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6703
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectParceriapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectPartnershippt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.titleParceria escola famíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24949.pdf
Size:
484.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: