Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Aplicou-se m a escala LPC a uma amostra
de 208 sujeitos num contexto de selecção
profissional, 92 dos quais passaram a
uma segunda fase que incluía provas especificamente
concebidas para a avaliação das
qualidades de liderança. Os scores da escala
LPC foram submetidos a uma análise factorial
a qual revelou existirem dois factores
independentes, um factor social e um factor
de tarefa.
A evidência reunida não permite contudo
uma decisão sobre qual dos factores deverá
ser utilizado para basear uma classificação
dos líderes. Por um lado os scores sociais
correlacionam melhor com as predições do
modelo, obtendo os líderes de tarefa melhores
resultados relativos em situações com
elevado controlo e os líderes sociais melhores
resultados relativos em situações de controlo
moderado. Por outro lado, porém, os scores
de factor tarefa correlacionam melhor com
outras medidas psicológicas, tanto de personalidade
como cognitivas.
Quanto ao significado do score LPC os
dados obtidos parecem apontar para uma interpretação
em termos de complexidade cognitiva
de preferência à tese da hierarquia
motivacional. ------ ABSTRACT ------ A 18 item Portuguese version of LPC
scale was passed to a sample of 208 male
undergraduate subjects under selection evaluation, 92 out of them enterred in a second
stage including specifically designed situational
tests for assessing their ledership
skills.
The LPC scores were factor analysed producing
two independent factors, a task and
a social factor, as measured by the scale.
As for which of the factors would be the
preferable measure the study did not produce
enough evidence. At the one hand social
scores relates better with model predictions,
task leaders performing better in
higher controled situations and social leaders
performing better in moderatly controlled
situations. At the other hand task
scores are better related with other psychological
measures, such as 16 PF and verbal
aptitudes. Regarding the meaning of LPC
score itself score, evidence was find giving
preference to its interpretation as a measure
of high LPC leaders being higher in cognitive
complexity.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 2 (2/3), 183-199
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada