Publication
Jovens e internet: relação com o bem-estar psicológico, Isolamento social e funcionamento familiar.
dc.contributor.author | Patrão, Ivone Alexandra Martins | |
dc.contributor.author | Machado, Mariana de Castro Lopes e Figueira | |
dc.contributor.author | Fernandes, Pedro Aires | |
dc.date.accessioned | 2017-06-06T13:59:58Z | |
dc.date.available | 2017-06-06T13:59:58Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Hoje em dia a internet é uma ferramenta que faz parte da rotina diária dos indivíduos, principalmente dos mais jovens, por questões académicas ou de socialização. Sabe-se que o uso problemático da internet (UPI) pode afectar vários campos da vida do indivíduo (e.g. relações sociais; contexto familiar). O isolamento é um indicador de interferências no bem-estar do indivíduo e os jovens que percepcionam pouco suporte social tanto na escola com o seu grupo de pares, como no sistema familiar apresentam uma maior predisposição para o desenvolvimento do UPI. O objectivo geral da investigação foi analisar a relação entre o UPI, isolamento social, funcionamento familiar e bem-estar psicológico em jovens do ensino básico, secundário e universitário. Para o efeito utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos (Patrão, 2014), um questionário de acesso e uso da internet, a Generalized Problematic Internet Use Scale (GPIUS2 - Caplan, 2010), a Psychological Well-Being Scale (PWBS - Fernandes, Vasconcelos- Raposo & Teixeira, 2010), a Family Assesment Device (FAD – Epstein, Baldwin & Bishop, 1983) e a UCLA Loliness Scale (Russell, 1996). Os resultados de uma amostra de 1452 jovens portugueses do ensino básico, secundário e universitário (M=15.12; DP=4.035) indicam a relação entre a UPI, o isolamento social e o funcionamento familiar. Existe, por isso, a necessidade de uma intervenção conjunta com todos os atores (i.e. família, escola e jovens) de forma a delimitar-se estratégias adequadas para a promoção do uso seguro e saudável da internet no contexto escolar e familiar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | n L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 241-249). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5537 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Jovens e internet: relação com o bem-estar psicológico, Isolamento social e funcionamento familiar. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 249 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 241 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |