Repository logo
 
Publication

Jovens e internet: relação com o bem-estar psicológico, Isolamento social e funcionamento familiar.

dc.contributor.authorPatrão, Ivone Alexandra Martins
dc.contributor.authorMachado, Mariana de Castro Lopes e Figueira
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Aires
dc.date.accessioned2017-06-06T13:59:58Z
dc.date.available2017-06-06T13:59:58Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractHoje em dia a internet é uma ferramenta que faz parte da rotina diária dos indivíduos, principalmente dos mais jovens, por questões académicas ou de socialização. Sabe-se que o uso problemático da internet (UPI) pode afectar vários campos da vida do indivíduo (e.g. relações sociais; contexto familiar). O isolamento é um indicador de interferências no bem-estar do indivíduo e os jovens que percepcionam pouco suporte social tanto na escola com o seu grupo de pares, como no sistema familiar apresentam uma maior predisposição para o desenvolvimento do UPI. O objectivo geral da investigação foi analisar a relação entre o UPI, isolamento social, funcionamento familiar e bem-estar psicológico em jovens do ensino básico, secundário e universitário. Para o efeito utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos (Patrão, 2014), um questionário de acesso e uso da internet, a Generalized Problematic Internet Use Scale (GPIUS2 - Caplan, 2010), a Psychological Well-Being Scale (PWBS - Fernandes, Vasconcelos- Raposo & Teixeira, 2010), a Family Assesment Device (FAD – Epstein, Baldwin & Bishop, 1983) e a UCLA Loliness Scale (Russell, 1996). Os resultados de uma amostra de 1452 jovens portugueses do ensino básico, secundário e universitário (M=15.12; DP=4.035) indicam a relação entre a UPI, o isolamento social e o funcionamento familiar. Existe, por isso, a necessidade de uma intervenção conjunta com todos os atores (i.e. família, escola e jovens) de forma a delimitar-se estratégias adequadas para a promoção do uso seguro e saudável da internet no contexto escolar e familiar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 241-249). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5537
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleJovens e internet: relação com o bem-estar psicológico, Isolamento social e funcionamento familiar.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage249pt_PT
oaire.citation.startPage241pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_15_241-249.pdf
Size:
221.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: