Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
221.28 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Hoje em dia a internet é uma ferramenta que faz parte da rotina diária dos indivíduos,
principalmente dos mais jovens, por questões académicas ou de socialização. Sabe-se que o uso
problemático da internet (UPI) pode afectar vários campos da vida do indivíduo (e.g. relações
sociais; contexto familiar). O isolamento é um indicador de interferências no bem-estar do
indivíduo e os jovens que percepcionam pouco suporte social tanto na escola com o seu grupo de
pares, como no sistema familiar apresentam uma maior predisposição para o desenvolvimento do
UPI. O objectivo geral da investigação foi analisar a relação entre o UPI, isolamento social,
funcionamento familiar e bem-estar psicológico em jovens do ensino básico, secundário e
universitário. Para o efeito utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos (Patrão, 2014),
um questionário de acesso e uso da internet, a Generalized Problematic Internet Use Scale
(GPIUS2 - Caplan, 2010), a Psychological Well-Being Scale (PWBS - Fernandes, Vasconcelos-
Raposo & Teixeira, 2010), a Family Assesment Device (FAD – Epstein, Baldwin & Bishop, 1983)
e a UCLA Loliness Scale (Russell, 1996).
Os resultados de uma amostra de 1452 jovens portugueses do ensino básico, secundário e
universitário (M=15.12; DP=4.035) indicam a relação entre a UPI, o isolamento social e o
funcionamento familiar. Existe, por isso, a necessidade de uma intervenção conjunta com todos os
atores (i.e. família, escola e jovens) de forma a delimitar-se estratégias adequadas para a promoção
do uso seguro e saudável da internet no contexto escolar e familiar.
Description
Keywords
Citation
n L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 241-249). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário