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Será que a comunicação online aumenta o sentimento de solidão em jovens adultos?

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Abstract(s)

Estudos prévios mostram associações entre solidão percebida e uso problemático da internet que se manifesta grandemente pelo uso de redes sociais. Esta associação existe independentemente da frequência de contactos face-a-face e do suporte social, o que sugere algo de intrínseco à comunicação online que aumenta os sentimentos de solidão em quem não está objectivamente só. Um estudo laboratorial anterior mostrou que a comunicação online pode aumentar a solidão subjectiva. O presente estudo tem como objetivo perceber o impacto da comunicação online, mais especificamente, através do Facebook, em sentimentos de solidão. Num estudo laboratorial com três condições experimentais (comunicação online via Facebook), comunicação face-a-face e leitura de um artigo, procurou-se perceber como as três condições diferem na sua capacidade de suprimir - sentimentos de solidão induzidos. A amostra foi composta por 68 participantes que foram alocados para uma das três condições. A solidão subjectiva foi avaliada pela University of California Loneliness Scale (UCLA), a qual foi passada imediatamente após uma indução de solidão que teve lugar antes da alocação para cada uma das três condições. A seguir a estas o UCLA foi novamente passado. Os resultados demonstraram que comunicação face-a-face demostra maior capacidade em suprimir sentimentos de solidão comparativamente à comunicação online e à leitura de um artigo. Os resultados são discutidos em termos de o organismo humano ter evoluído para se sentir acompanhado quando recebe uma qualidade de informação sensorial que está ausente na comunicação online, a qual por isso não tem a mesma capacidade de suprimir os sentimentos de solidão.
Previous studies showed associations between perceived loneliness and problematic internet use that reflects greatly on the use of social networks. This association exists independently of frequency of face to face contacts and social support, which suggests that there is something intrinsic to online communication that increases loneliness feelings in whom is not objectively alone. The present study had the objective of exploring the impact of online communication through the Facebook on loneliness feelings. In a laboratorial study with three experimental conditions: online communication (Facebook), face to face communication and article reading, it was examined how the three conditions differ in their capacity of suppressing loneliness feelings. The sample included 68 participants that were allocated to one of the three conditions. The subjective loneliness was evaluated by the University of California Loneliness Scale (UCLA), which was passed immediately after an induction of loneliness feelings that took place before the allocation to one of the three conditions, after which the UCLA was passed again. The results showed that the face to face communication has greater more capacity to suppress loneliness feelings comparing to online communication and article reading. The results are discussed in terms of the human organism having evolved to feel accompanied when receives a quality of sensory information that is absent in online communication. Therefore, online communication does not have the same capacity to suppress loneliness feelings.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Saúde.

Keywords

Comunicação online Comunicação direta Facebook Sentimentos de solidão Online communication Direct communication Loneliness

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