Repository logo
 
Publication

Fábrica de emoções : A eficácia da exposição a excertos de filmes na indução de emoções

dc.contributor.authorArriaga, Patrícia
dc.date.accessioned2015-02-28T15:00:57Z
dc.date.available2015-02-28T15:00:57Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi possível induzir a maioria das emoções com relativa eficácia em participantes de ambos os sexos. O posicionamento dos excertos em relação ao modelo afectivo dimensional é consistente com os resultados de estudos com outros estímulos emocionais. A sensação de presença nos ambientes visualizados foi elevada para a maioria dos excertos seleccionados.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aimed to test the efficacy of using film excerpts for the induction of sadness, happiness, anger, fear and disgust emotions. Eighty participants were exposed to 18 film excerpts and reported the way they were feeling after each brief exposure. Besides the specific emotions under analysis, affective valence and arousal, as well as the sense of presence, were evaluated. Overall, it was possible to induce the majority of emotions with relative efficacy in participants of both genders. The film excerpt’s positioning within the affective dimensional model is consistent with the findings of studies that used other emotional stimuli. The sense of presence in the visualized environment was high for the majority of the selected excerpts.por
dc.identifier.citationLaboratório de Psicologia, 8, 63-80por
dc.identifier.issn1646-6004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3432
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectFilmespor
dc.subjectIndução de emoçõespor
dc.subjectElicitation of emotionspor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectFilmspor
dc.titleFábrica de emoções : A eficácia da exposição a excertos de filmes na indução de emoçõespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage80por
oaire.citation.startPage63por
oaire.citation.titleLaboratório de Psicologiapor
oaire.citation.volume8por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LP_8_63-80.pdf
Size:
159.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: