Repository logo
 
Publication

Competências iniciais das crianças, primeiros resultados e ações previstas

dc.contributor.authorCruz, Susana
dc.contributor.authorMagalhães, Mafalda
dc.date.accessioned2017-03-25T10:45:13Z
dc.date.available2017-03-25T10:45:13Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO enquadramento teórico do projeto da Numeracia Emergente no Pré-escolar – NEPE – foi já apresentado neste simpósio (enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano K’CIDADE, uma iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal). Nesta comunicação expõe-se o método utilizado e apresentam-se os resultados obtidos até ao momento. Comenta-se, ainda, a variedade encontrada no desenvolvimento do sentido de número nas crianças de cada sala, assim como os aspetos mais e menos consolidados das competências que lhe estão associadas. O design do projeto foi quase-experimental e integrou um grupo de intervenção e um grupo de comparação. Em ambos os grupos as crianças foram sujeitas a um pré-teste e vão ser submetidas a um pós-teste. Os resultados do pré-teste permitiram conhecer as competências matemáticas das crianças tanto do grupo de intervenção como do grupo de comparação. Foi com base nesses resultados que se estruturaram atividades adaptadas ao desenvolvimento do sentido de número das crianças envolvidas. Foi igualmente utilizado um diário de avaliação das sessões, através do qual se acompanhou a evolução das crianças e se identificaram as competências ainda a necessitar de consolidação. Estes registos permitiram uma atenção à heterogeneidade das crianças e a partir daí a criação de diferentes “níveis” dentro da mesma atividade. Como produto final deste projeto, e com o intuito de disponibilizar as atividades concebidas tanto às famílias como aos educadores/professores, as atividades têm sido colocadas numa plataforma de partilha online “Moodle do K’CIDADE”, a que podem aceder os participantes do projeto, prevendo-se que sejam compiladas no formato de livro num suporte a definir.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.160-167). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.issn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5353
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInexistentept_PT
dc.titleCompetências iniciais das crianças, primeiros resultados e ações previstaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage167pt_PT
oaire.citation.startPage160pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_160-167.pdf
Size:
169.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: