Publication
O texto livre em crianças do 2º ano de escolaridade: A enunciação e a predicação
dc.contributor.author | Amante, Lúcia da Graça | |
dc.date.accessioned | 2017-01-28T16:37:00Z | |
dc.date.available | 2017-01-28T16:37:00Z | |
dc.date.issued | 1989 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretendeu-se estudar as características dos textos livres produzidos ao longo de um ano lectivo por um grupo de crianças do 2º Ano de Escolaridade. Esta análise centrou-se em dois aspectos: A Enunciação (estudo das relações que se estabelecem entre o enunciador e o enunciado por ele produzido) e a Predicação (estudo do tipo de acções desenvolvidas no enunciado pelo sujeito principal). Na Enunciação os resultados obtidos mostraram que as crianças desta idade (7/8 anos) e deste nível escolar escrevem essencialmente textos do tipo DISCURSO embora ao longo do ano lectivo se verifique uma tendência acentuada para o aumento da produção de textos tipo HISTÓRIA. Viu-se ainda que as crianças denotam preferência por determinados indicadores enunciativos consoante o tipo de texto que produzem. Quanto á Predicação, nos textos DISCURSO, surgiu-nos uma grande categoria a que chamámos DISCURSO DO QUOTIDIANO já que os textos nele inseridos reenviavam para acontecimentos do dia a dia da criança. Nos textos HISTÓRIA, o destaque vai para o grupo predicativo AGON e PHILIA que nos reenvia para textos que traduzem uma relação social de conflito (AGON) ou amigável (PHILIA). A este nível são particularmente notórias as diferenças quantitativas e qualitativas registadas entre sexos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 7, 491-480. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5232 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inexistente | pt_PT |
dc.title | O texto livre em crianças do 2º ano de escolaridade: A enunciação e a predicação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 490 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 481 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 7 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |