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Authors
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Abstract(s)
Neste trabalho pretendeu-se estudar as características
dos textos livres produzidos ao longo de um
ano lectivo por um grupo de crianças do 2º Ano
de Escolaridade. Esta análise centrou-se em dois
aspectos: A Enunciação (estudo das relações que se
estabelecem entre o enunciador e o enunciado por
ele produzido) e a Predicação (estudo do tipo de
acções desenvolvidas no enunciado pelo sujeito principal).
Na Enunciação os resultados obtidos mostraram
que as crianças desta idade (7/8 anos) e deste nível
escolar escrevem essencialmente textos do tipo DISCURSO
embora ao longo do ano lectivo se verifique
uma tendência acentuada para o aumento da produção
de textos tipo HISTÓRIA. Viu-se ainda que as
crianças denotam preferência por determinados indicadores
enunciativos consoante o tipo de texto que
produzem.
Quanto á Predicação, nos textos DISCURSO,
surgiu-nos uma grande categoria a que chamámos
DISCURSO DO QUOTIDIANO já que os textos nele
inseridos reenviavam para acontecimentos do dia a dia
da criança. Nos textos HISTÓRIA, o destaque vai
para o grupo predicativo AGON e PHILIA que nos
reenvia para textos que traduzem uma relação social
de conflito (AGON) ou amigável (PHILIA). A este
nível são particularmente notórias as diferenças quantitativas
e qualitativas registadas entre sexos.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
Análise Psicológica, 7, 491-480.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada