Repository logo
 
Publication

Sentimento de comunidade, qualidade de vida e sucesso académico no ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVargas-Moniz, Maria João
dc.contributor.authorPereira, Carina Amaral
dc.date.accessioned2025-02-03T17:16:57Z
dc.date.available2025-02-03T17:16:57Z
dc.date.issued2024-12-09
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractA transição para o ensino superior é vista como uma fase marcante na vida dos estudantes, que implica grandes e complexas transformações que ocorrem ao longo do seu percurso educacional. Um elevado sentimento de comunidade, estando fortemente associado a inúmeros benefícios para as pessoas e comunidades, pode ser um fator relevante na qualidade de vida e sucesso dos estudantes no ensino superior. Neste âmbito, o presente estudo, teve como principal objetivo analisar o Sentimento de comunidade dos estudantes para com a sua instituição de ensino superior, procurando compreender a relação deste conceito com a perceção de qualidade de vida (QV) e desempenho académico dos estudantes, bem como analisar fatores sociodemográficos relevantes. Os dados foram recolhidos utilizando um inquérito por questionário, composto por 4 secções: Questionário Sociodemográfico, Desempenho Académico, Instrumento de avaliação da qualidade de vida (WOOQOL-Bref) e a Sense of Community Index (SCI-2), aplicado a 153 estudantes universitários, a frequentar o 1º,2º e 3º ano da Licenciatura em Psicologia no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Os resultados obtidos neste estudo revelam que existe um sentimento de comunidade moderado, por parte dos estudantes, com todas as suas dimensões a contribuírem significativamente para a criação do mesmo. Estudantes em situações económicas mais desfavorecidas, com estatuto trabalhador-estudante e a frequentar o 2º e 3º ano de licenciatura foram os que apresentaram um SC mais baixo. O SC demonstrou ser um fator preditivo do desempenho académico, com os estudantes que reprovaram a apresentar níveis mais baixos de SC, quando comparados com estudantes que não reprovaram. O Sentimento de Comunidade, demonstrou ainda estar associado de forma positiva a vários domínios da Qualidade de Vida, onde estudantes com um sentimento de comunidade mais elevado apresentaram uma melhor perceção de qualidade de vida, nomeadamente da qualidade das suas relações-sociais, do seu bem-estar psicológico e do seu meioambiente.pt_PT
dc.identifier.tid203803213pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10339
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSentimento de comunidadept_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.subjectDesempenho académicopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstudantes universitáriospt_PT
dc.titleSentimento de comunidade, qualidade de vida e sucesso académico no ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25915_Carina_Amaral_dissertação.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: