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Sentimento de comunidade, qualidade de vida e sucesso académico no ensino superior
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vargas-Moniz, Maria João | |
dc.contributor.author | Pereira, Carina Amaral | |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T17:16:57Z | |
dc.date.available | 2025-02-03T17:16:57Z | |
dc.date.issued | 2024-12-09 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica | pt_PT |
dc.description.abstract | A transição para o ensino superior é vista como uma fase marcante na vida dos estudantes, que implica grandes e complexas transformações que ocorrem ao longo do seu percurso educacional. Um elevado sentimento de comunidade, estando fortemente associado a inúmeros benefícios para as pessoas e comunidades, pode ser um fator relevante na qualidade de vida e sucesso dos estudantes no ensino superior. Neste âmbito, o presente estudo, teve como principal objetivo analisar o Sentimento de comunidade dos estudantes para com a sua instituição de ensino superior, procurando compreender a relação deste conceito com a perceção de qualidade de vida (QV) e desempenho académico dos estudantes, bem como analisar fatores sociodemográficos relevantes. Os dados foram recolhidos utilizando um inquérito por questionário, composto por 4 secções: Questionário Sociodemográfico, Desempenho Académico, Instrumento de avaliação da qualidade de vida (WOOQOL-Bref) e a Sense of Community Index (SCI-2), aplicado a 153 estudantes universitários, a frequentar o 1º,2º e 3º ano da Licenciatura em Psicologia no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Os resultados obtidos neste estudo revelam que existe um sentimento de comunidade moderado, por parte dos estudantes, com todas as suas dimensões a contribuírem significativamente para a criação do mesmo. Estudantes em situações económicas mais desfavorecidas, com estatuto trabalhador-estudante e a frequentar o 2º e 3º ano de licenciatura foram os que apresentaram um SC mais baixo. O SC demonstrou ser um fator preditivo do desempenho académico, com os estudantes que reprovaram a apresentar níveis mais baixos de SC, quando comparados com estudantes que não reprovaram. O Sentimento de Comunidade, demonstrou ainda estar associado de forma positiva a vários domínios da Qualidade de Vida, onde estudantes com um sentimento de comunidade mais elevado apresentaram uma melhor perceção de qualidade de vida, nomeadamente da qualidade das suas relações-sociais, do seu bem-estar psicológico e do seu meioambiente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203803213 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/10339 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sentimento de comunidade | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_PT |
dc.subject | Sucesso académico | pt_PT |
dc.subject | Desempenho académico | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_PT |
dc.title | Sentimento de comunidade, qualidade de vida e sucesso académico no ensino superior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Psicologia Clínica | pt_PT |