Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sentimento de comunidade, qualidade de vida e sucesso académico no ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
25915_Carina_Amaral_dissertação.pdf1.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A transição para o ensino superior é vista como uma fase marcante na vida dos estudantes, que implica grandes e complexas transformações que ocorrem ao longo do seu percurso educacional. Um elevado sentimento de comunidade, estando fortemente associado a inúmeros benefícios para as pessoas e comunidades, pode ser um fator relevante na qualidade de vida e sucesso dos estudantes no ensino superior. Neste âmbito, o presente estudo, teve como principal objetivo analisar o Sentimento de comunidade dos estudantes para com a sua instituição de ensino superior, procurando compreender a relação deste conceito com a perceção de qualidade de vida (QV) e desempenho académico dos estudantes, bem como analisar fatores sociodemográficos relevantes. Os dados foram recolhidos utilizando um inquérito por questionário, composto por 4 secções: Questionário Sociodemográfico, Desempenho Académico, Instrumento de avaliação da qualidade de vida (WOOQOL-Bref) e a Sense of Community Index (SCI-2), aplicado a 153 estudantes universitários, a frequentar o 1º,2º e 3º ano da Licenciatura em Psicologia no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Os resultados obtidos neste estudo revelam que existe um sentimento de comunidade moderado, por parte dos estudantes, com todas as suas dimensões a contribuírem significativamente para a criação do mesmo. Estudantes em situações económicas mais desfavorecidas, com estatuto trabalhador-estudante e a frequentar o 2º e 3º ano de licenciatura foram os que apresentaram um SC mais baixo. O SC demonstrou ser um fator preditivo do desempenho académico, com os estudantes que reprovaram a apresentar níveis mais baixos de SC, quando comparados com estudantes que não reprovaram. O Sentimento de Comunidade, demonstrou ainda estar associado de forma positiva a vários domínios da Qualidade de Vida, onde estudantes com um sentimento de comunidade mais elevado apresentaram uma melhor perceção de qualidade de vida, nomeadamente da qualidade das suas relações-sociais, do seu bem-estar psicológico e do seu meioambiente.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Sentimento de comunidade Qualidade de vida Sucesso académico Desempenho académico Ensino superior Estudantes universitários

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue