Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A transição para o ensino superior é vista como uma fase marcante na vida dos
estudantes, que implica grandes e complexas transformações que ocorrem ao longo do
seu percurso educacional. Um elevado sentimento de comunidade, estando fortemente
associado a inúmeros benefícios para as pessoas e comunidades, pode ser um fator
relevante na qualidade de vida e sucesso dos estudantes no ensino superior. Neste âmbito,
o presente estudo, teve como principal objetivo analisar o Sentimento de comunidade dos
estudantes para com a sua instituição de ensino superior, procurando compreender a
relação deste conceito com a perceção de qualidade de vida (QV) e desempenho
académico dos estudantes, bem como analisar fatores sociodemográficos relevantes. Os
dados foram recolhidos utilizando um inquérito por questionário, composto por 4 secções:
Questionário Sociodemográfico, Desempenho Académico, Instrumento de avaliação da
qualidade de vida (WOOQOL-Bref) e a Sense of Community Index (SCI-2), aplicado a
153 estudantes universitários, a frequentar o 1º,2º e 3º ano da Licenciatura em Psicologia
no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Os
resultados obtidos neste estudo revelam que existe um sentimento de comunidade
moderado, por parte dos estudantes, com todas as suas dimensões a contribuírem
significativamente para a criação do mesmo. Estudantes em situações económicas mais
desfavorecidas, com estatuto trabalhador-estudante e a frequentar o 2º e 3º ano de
licenciatura foram os que apresentaram um SC mais baixo. O SC demonstrou ser um fator
preditivo do desempenho académico, com os estudantes que reprovaram a apresentar
níveis mais baixos de SC, quando comparados com estudantes que não reprovaram. O
Sentimento de Comunidade, demonstrou ainda estar associado de forma positiva a vários
domínios da Qualidade de Vida, onde estudantes com um sentimento de comunidade mais
elevado apresentaram uma melhor perceção de qualidade de vida, nomeadamente da
qualidade das suas relações-sociais, do seu bem-estar psicológico e do seu meioambiente.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA –
Instituto Universitário para obtenção de
grau de Mestre na especialidade de
Psicologia Clínica
Keywords
Sentimento de comunidade Qualidade de vida Sucesso académico Desempenho académico Ensino superior Estudantes universitários