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Relação entre o sentimento de competência educativa parental e o rendimento escolar dos alunos do ensino básico

dc.contributor.authorAfonso, Andreia de Fátima Lino
dc.contributor.authorCosta, José Carlos Gomes da
dc.contributor.authorAntunes, Maria Cristina Quintas
dc.date.accessioned2017-02-20T18:41:30Z
dc.date.available2017-02-20T18:41:30Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO sentimento de competência parental é definido como a perceção que os pais ou cuidadores possuem quanto à sua competência enquanto pais; e pode estar associado com o apoio social e a autoestima dos mesmos. Além disso, de acordo com diversos autores, as atitudes e o clima familiar influenciam o rendimento escolar dos filhos. Este estudo pretendeu investigar a relação entre o sentimento de competência educativa parental (que engloba a autoeficácia parental e a satisfação parental), o apoio social e a autoestima dos pais com o rendimento escolar dos filhos e sua autoestima. A amostra foi composta por 272 alunos do ensino básico, com idades compreendidas entre 7 e 16 anos, e 504 pais /encarregados de educação, do interior Norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental – QAECEP (Terrisse & Trudelle, 1988; adaptado por Costa, J. C. et al., 2011), a Escala de Avaliação do Apoio Social – NOS (Vaux, 1988; adaptado por Antunes & Fontaine, 1996, 2010) e a Escala de Autoestima de Rosenberg – RSES (Rosenberg, 1965; adaptado por Santos & Maia, 1999, 2003). Os resultados evidenciam uma relação positiva e significativa entre o sentimento de competência educativa parental e a autoestima dos filhos e ainda com as notas a Matemática. Os resultados abrem um novo espaço para estudos nessa área, e podem contribuir para a formatação de programas de desenvolvimento de competências educativas parentais, considerando-se as mesmas fatores importantes para o desenvolvimento psicológico das crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.117-133). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5284
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIOpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSentimento de competência educativa parentalpt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.titleRelação entre o sentimento de competência educativa parental e o rendimento escolar dos alunos do ensino básicopt_PT
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oaire.citation.endPage133pt_PT
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