Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
306.24 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O sentimento de competência parental é definido como a perceção que os pais ou
cuidadores possuem quanto à sua competência enquanto pais; e pode estar associado com o apoio
social e a autoestima dos mesmos. Além disso, de acordo com diversos autores, as atitudes e o
clima familiar influenciam o rendimento escolar dos filhos. Este estudo pretendeu investigar a
relação entre o sentimento de competência educativa parental (que engloba a autoeficácia parental
e a satisfação parental), o apoio social e a autoestima dos pais com o rendimento escolar dos filhos
e sua autoestima. A amostra foi composta por 272 alunos do ensino básico, com idades
compreendidas entre 7 e 16 anos, e 504 pais /encarregados de educação, do interior Norte de
Portugal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Autoavaliação da Competência
Educativa Parental – QAECEP (Terrisse & Trudelle, 1988; adaptado por Costa, J. C. et al., 2011),
a Escala de Avaliação do Apoio Social – NOS (Vaux, 1988; adaptado por Antunes & Fontaine,
1996, 2010) e a Escala de Autoestima de Rosenberg – RSES (Rosenberg, 1965; adaptado por
Santos & Maia, 1999, 2003). Os resultados evidenciam uma relação positiva e significativa entre o
sentimento de competência educativa parental e a autoestima dos filhos e ainda com as notas a
Matemática. Os resultados abrem um novo espaço para estudos nessa área, e podem contribuir
para a formatação de programas de desenvolvimento de competências educativas parentais,
considerando-se as mesmas fatores importantes para o desenvolvimento psicológico das crianças.
Description
Keywords
Sentimento de competência educativa parental Autoestima Rendimento escolar
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.117-133). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO