Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A adolescência foi estudada por várias áreas da ciência e definida como um período de
crise. A gravidez é também considerada um período, um estádio de desenvolvimento com
curta duração, de transição e preparação para as tarefas de um estádio mais longo: o da
maternidade e paternidade. A gravidez na adolescência constitui um fenómeno bastante
estudado por ter sido associado a diversos problemas de cariz social, nomeadamente baixa
escolaridade, emprego precário e pobreza (Pereira et al., 2005). Neste contexto, o suporte
social assume um papel de especial importância, dado poder proporcionar às adolescentes
grávidas, bem-estar, afectos e vivências benéficas, que contribuem para as ajudar a
percepcionar as mudanças da gravidez com menos stress. Segundo Cobb (1976) um bom
suporte poderá providenciar orientação no que respeita aos cuidados pré-natais adequados e
preparação para o parto; apoio nas tarefas do quotidiano (vida de casa, cuidar das crianças),
ou a ajuda necessária nas exigências físicas, principalmente no final da gestação.
Outra questão importante neste âmbito é a da vinculação pré-natal entre a grávida e o seu
feto; enquanto criança a adolescente interiorizou características das suas interações com os
pais, elaborou um conjunto de expectativas acerca da própria, dos outros e do mundo em
geral, que correspondem ao que Bowlby (1973) designou de “working models”, modelos
representacionais ou modelos internos dinâmicos. Estes modelos continuam a ser importantes,
principalmente quando a adolescente estabelece novas relações, verificando-se que as
interações e práticas educativas do passado influenciam a vinculação da adolescente com o
seu feto, no presente.
Este artigo tem como objectivo fazer uma revisão de literatura acerca destas temáticas,
salientando-se a sua inter-relação, nomeadamente a influência do suporte social, vinculação
pré-natal e práticas educativas parentais na gravidez na adolescência. ------- ABSTRACT ------ Adolescence was studied by several areas of science and was defined as a period of crisis.
Pregnancy is also considered a period, a short-termed stadium of development, of transition
and preparation for the tasks of a longer termed stadium: that of motherhood and fatherhood.
Teenage pregnancy constitutes a quite studied phenomenon for having been Associated to
several social-rooted problems, namely low education, precarious employment and poverty
(Pereira et al., 2005). In this context, social support has a roll of great importance, given that it
can provide to pregnant teenagers, the well-being, affections, and beneficial experiences,
which contribute to help them perceive the changes of pregnancy with less stress. According
to Cobb (1976) a good support can provide guidance in what concerns to adequate prenatal
caring and preparation for delivery; support in everyday tasks (house life, caring for children),
or the necessary help in physical efforts, mainly in the end of gestation.
Another important question in this matter is that of prenatal attachment between the
pregnant women and her fetus; as a child the teenager interiorized traits of her interactions
with her parents, elaborated a set of expectations about herself, about others and the world in
general, which correspond to what Bowlby (1973) defined as “working models”,
representational models or internal dynamical models. These models continue to be of
importance, mainly when the teenager establishes new relationships, which allows us to verify
that the interactions and educational practices of the past influence the attachment of the
teenager with her fetus, in the present.
This article serves the purpose of reviewing the literature on these thematic, emphasising
its inter-relation, namely the importance of the social support, the prenatal attachment and the
parental educational practices on the teenager’s pregnancy.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica
Keywords
Adolescência Gravidez Gravidez na adolescência Vinculação Vinculação pré-natal Práticas educativas parentais Suporte social Suporte social na gravidez adolescente Adolescence Pregnancy Teenage pregnancy Attachment Prenatal attachment Parental educational practices Social support Social support in teenage pregnancy