Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

História da educação : Percursos de uma disciplina

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
AP_1996_4_417.pdf85.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

texto procura reflectir sobre os percursos passados e presentes da disciplina de História da Educação, numa análise de âmbito internacional e nacional, que se estende por quatro pontos principais: Génese e desenvolvimento da disciplina nos séculos XIX e XX, as questões do ensino, os problemas da investigação e os debates actuais. Toda a argumentação procura chamar a atenção para a importância das interrogações que atravessam, hoje em dia, o trabalho histórico-educativo, nomeadamente no nosso país. Ao longo do ensaio defende-se a História da Educação não numa perspectiva disciplinar (corporativa), mas antes na convicção de que é impossível travar os debates educativos, de forma avisada e consciente, sem a presença de uma reflexão histórica.
ABSTRACT: This text is an international and national analysis of the past and present paths of the History of Education, focused on four main points: Origins and development of this discipline through centuries 19th and 20th, teaching questions, research problems and the current discussions. All the reasoning tries to focus on the importance of the questioning nowadays going through historical-educational work, namely in our country. Throughout the exposition, the History of Education is viewed not in a disciplinary perspective (corporative) but profoundly believing that it is impossible to seriously discuss education without the presence of an historical reflection.

Description

Keywords

História da educação Historiografia Sociologia do conhecimento History of education Historiography Sociology of knowledge

Citation

Análise Psicológica, 14, 417-434

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License