Repository logo
 
Publication

Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.authorFialho, Margarida
dc.contributor.authorAguiar, Cecília
dc.date.accessioned2023-09-15T12:06:43Z
dc.date.available2023-09-15T12:06:43Z
dc.date.issued2017-03
dc.description.abstractResumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The Social Strategies Rating Scale (Aguiar, 2007) was designed to measure the specific social strategies that preschool-aged children use in the social tasks of peer group entry, maintaining play, and resolving conflicts. In this study, we investigate the psychometric characteristics of the scores obtained with Social Strategies Rating Scale and Social Skills Rating System (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) in 349 Portuguese preschoolers. Internally consistent, correlated with a widespread measure of social competence, and with some variations as a function of children’s sex and age, the social strategies of Maintaining play, Harmonious initiation, Active initiation, and Conflict resolution may prove useful in future research on peer relations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFialho, M., & Aguiar, C. (2017). Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 35(1), 101-115. https://doi.org/10.14417/ap.1198pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1198pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9298
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1198/pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência socialpt_PT
dc.subjectEstratégias sociaispt_PT
dc.subjectProblemas de comportamentopt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectSocial competencept_PT
dc.subjectSocial strategiespt_PT
dc.subjectBehavior problemspt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.titleEscala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage115pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage101pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v35n1a09-1198.pdf
Size:
94.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: