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Do mestre-escola ao professor do ensino primário: Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XV -XX)

dc.contributor.authorNóvoa, António
dc.date.accessioned2013-05-21T20:11:45Z
dc.date.available2013-05-21T20:11:45Z
dc.date.issued1987
dc.description.abstractAtravés da introdução do conceito de processo de profissionalização da actividade docente, que se desenvolve em duas dimensões (corpo de conhecimentos e de técnicas e conjunto de normas e de valores próprios da profissão docente) e em quatro etapas (prática a tempo inteiro da actividade docente - estabelecimento de um suporte legal para o exercício da actividade docente - criação de instituições específicas para a formação de professores - constituição de associações profissionais de professores), este artigo evoca a história dos professores do ensino primário em Portugal, desde o século XVI até aos nossos dias. Utilizando uma abordagem socio-histórica, o autor mostra de que forma a constituição dos professores em «profissionais do ensino» está directamente relacionada com a produção do modelo escolar (Era Moderna) e com a estatização do sistema de ensino (Época Contemporânea). O artigo sublinha a relevância das mudanças operadas ao longo dos séculos no estatuto profissional e no papel social dos professores, ilustrando-as através das diferentes designações por que foram sendo conhecidos: mestre-escola ou mestre de ler (século-XVI- -XVII) - mestre régio de ler, escrever e contar (finais do século XVIII) - mestre ou professor das primeiras letras (princípios do século XIX) - professor de instrução primária ou professor primário (finais do século XIX-princípios do século XX) - professor do ensino primário (finais do século XX). Retomando uma pergunta «clássica» de Jacky Beillerot - os professores: militantes ou especialistas? - o artigo termino com uma reflexão sobre quais os critérios mais adequados para a definição (e para a compreensão) da profissão docente.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 5 (3), 413-440por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2200
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleDo mestre-escola ao professor do ensino primário: Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XV -XX)por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage440por
oaire.citation.startPage413por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume5por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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