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Do mestre-escola ao professor do ensino primário: Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XV -XX)
dc.contributor.author | Nóvoa, António | |
dc.date.accessioned | 2013-05-21T20:11:45Z | |
dc.date.available | 2013-05-21T20:11:45Z | |
dc.date.issued | 1987 | |
dc.description.abstract | Através da introdução do conceito de processo de profissionalização da actividade docente, que se desenvolve em duas dimensões (corpo de conhecimentos e de técnicas e conjunto de normas e de valores próprios da profissão docente) e em quatro etapas (prática a tempo inteiro da actividade docente - estabelecimento de um suporte legal para o exercício da actividade docente - criação de instituições específicas para a formação de professores - constituição de associações profissionais de professores), este artigo evoca a história dos professores do ensino primário em Portugal, desde o século XVI até aos nossos dias. Utilizando uma abordagem socio-histórica, o autor mostra de que forma a constituição dos professores em «profissionais do ensino» está directamente relacionada com a produção do modelo escolar (Era Moderna) e com a estatização do sistema de ensino (Época Contemporânea). O artigo sublinha a relevância das mudanças operadas ao longo dos séculos no estatuto profissional e no papel social dos professores, ilustrando-as através das diferentes designações por que foram sendo conhecidos: mestre-escola ou mestre de ler (século-XVI- -XVII) - mestre régio de ler, escrever e contar (finais do século XVIII) - mestre ou professor das primeiras letras (princípios do século XIX) - professor de instrução primária ou professor primário (finais do século XIX-princípios do século XX) - professor do ensino primário (finais do século XX). Retomando uma pergunta «clássica» de Jacky Beillerot - os professores: militantes ou especialistas? - o artigo termino com uma reflexão sobre quais os critérios mais adequados para a definição (e para a compreensão) da profissão docente. | por |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 5 (3), 413-440 | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/2200 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.title | Do mestre-escola ao professor do ensino primário: Subsídios para a história da profissão docente em Portugal (séculos XV -XX) | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 440 | por |
oaire.citation.startPage | 413 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 5 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
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