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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Através da introdução do conceito de
processo de profissionalização da actividade
docente, que se desenvolve em duas dimensões
(corpo de conhecimentos e de técnicas
e conjunto de normas e de valores próprios
da profissão docente) e em quatro etapas
(prática a tempo inteiro da actividade docente - estabelecimento de um suporte
legal para o exercício da actividade docente - criação de instituições específicas
para a formação de professores - constituição
de associações profissionais de professores),
este artigo evoca a história dos
professores do ensino primário em Portugal,
desde o século XVI até aos nossos dias.
Utilizando uma abordagem socio-histórica,
o autor mostra de que forma a constituição
dos professores em «profissionais
do ensino» está directamente relacionada
com a produção do modelo escolar (Era
Moderna) e com a estatização do sistema
de ensino (Época Contemporânea). O artigo
sublinha a relevância das mudanças operadas
ao longo dos séculos no estatuto profissional e no papel social dos professores,
ilustrando-as através das diferentes designações
por que foram sendo conhecidos:
mestre-escola ou mestre de ler (século-XVI-
-XVII) - mestre régio de ler, escrever e
contar (finais do século XVIII) - mestre
ou professor das primeiras letras (princípios
do século XIX) - professor de instrução
primária ou professor primário (finais do
século XIX-princípios do século XX) - professor do ensino primário (finais do século
XX).
Retomando uma pergunta «clássica» de
Jacky Beillerot - os professores: militantes
ou especialistas? - o artigo termino com
uma reflexão sobre quais os critérios mais
adequados para a definição (e para a compreensão) da profissão docente.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 5 (3), 413-440
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada