Repository logo
 
Publication

O envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em crianças

dc.contributor.advisorPeixoto, Francisco José Brito
dc.contributor.authorFernandes, Celeste Maria Azevinheiro
dc.date.accessioned2024-01-11T14:23:32Z
dc.date.available2024-01-11T14:23:32Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2024-01-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Prof. Doutor Francisco Peixoto, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractO envolvimento parental na vida das crianças é essencial para promover competências positivas ao nível do desenvolvimento socioemocional, bem como para o desempenho académico atual e futuro. Neste contexto, este estudo teve como principal objetivo, investigar as relações entre o envolvimento parental as competências socio emocionais e o desempenho académico de crianças. Participaram neste estudo 831 alunos e respetivos pais, que responderam, respetivamente, ao “Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Student Questionnaire, Younger Cohort) e ao “Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Parent Questionnaire). Os resultados sugerem que, o envolvimento parental está associado de forma positiva às competências socioemocionais percebidas pelas crianças. A associação é positiva no caso das dimensões de proximidade e relacionamento entre pais e filhos (comunicação) e negativa para as dimensões dificuldades no relacionamento entre pais e filhos e relacionamento entre pais e filhos (autoridade). Além disso, revela que a hétero perceção dos pais sobre as competências sociais e emocionais das crianças está relacionada de forma positiva com o autorrelato das crianças sobre essas competências. O envolvimento parental também apresentou uma relação positiva com o desempenho académico percebido pelas crianças, especialmente através da dimensão relacionamento entre pais e filhos (comunicação) e proximidade entre pais e filhos e uma relação negativa com a pressão parental e dificuldades no relacionamento entre pais e filhos. Por fim, os resultados sugerem que as competências sociais e emocionais das crianças estão positivamente relacionadas com o seu desempenho académico, de acordo com as perceções tanto das crianças quanto dos seus pais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Parental involvement in children's lives is essential for promoting positive skills in terms of socio-emotional development, as well as current and future academic performance. In this context, the main aim of this study was to investigate the relationship between parental involvement, socio-emotional skills and children's academic performance. A total of 831 students and their parents took part in this study. They answered the Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Student Questionnaire, Younger Cohort) and the Study on Social and Emotional Skills (SSES) (Parent Questionnaire) respectively. The results suggest that parental involvement is positively associated with the socio-emotional competences perceived by the children. The association is positive in the case of the dimensions of closeness and relationship between parents and children (communication) and negative for the dimensions of difficulties in the relationship between parents and children and relationship between parents and children (authority). It also shows that parents' hetero-perception of children's social and emotional skills is positively related to children's self-report of these skills. Parental involvement also showed a positive relationship with children's perceived academic performance, especially through the parent-child relationship dimension (communication) and closeness between parents and children, and a negative relationship with parental pressure and difficulties in the relationship between parents and children. Finally, the results suggest that children's social and emotional skills are positively related to their academic performance, according to the perceptions of both children and their parents.pt_PT
dc.identifier.tid203443403pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9476
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectDesempenho académicopt_PT
dc.subjectHétero e auto perceçõespt_PT
dc.subjectSocio-emotional skillspt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.subjectAcademic performancept_PT
dc.subjectHetero and self-perceptionspt_PT
dc.titleO envolvimento parental no desenvolvimento de competências socio-emocionais e no desempenho académico em criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
26414_Celeste_Fernandes_Dissertação.pdf
Size:
5.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: