Repository logo
 
Publication

À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorPalha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira
dc.date.accessioned2017-02-01T20:16:04Z
dc.date.available2017-02-01T20:16:04Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução do desenvolvimento da linguagem escrita de crianças surdas, no pré-escolar. Recorreu-se a um estudo de caso com uma criança surda do tipo neuro sensorial e de grau profundo. Foi realizado um pré teste em que se avaliou os conhecimentos da criança sobre linguagem escrita, um programa de intervenção baseado em princípios construtivistas com 22 sessões e um pós-teste. O programa visou, através de atividades relacionadas com a linguagem escrita e adaptadas às características cognitivas e motivacionais da criança, levá-la a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Foi realizada uma análise exaustiva do tipo de estratégias usadas que demonstraram um impacto significativo do programa de intervenção na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita desta criança. Conclui-se, portanto, que promover a reflexão acerca da linguagem escrita permitiu à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Analisaram-se finalmente as implicações educativas deste estudo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT. The present study had as its main goal, to develop an intervention programme capable of promoting the evolution of the written language of deaf children, in preschool. It was used a case study of a deaf child, with a deafness of the neuro-sensory type and of a profound degree. A pre-test was held, in which the child's knowledge in written language was evaluated, followed by an intervention programme, with 22 sessions, based on constructivist principles and a post-test. The program's aim was to make the child understand that the words are composed by letters in a certain sequence, through activities related to the written language and adapted to the cognitive and motivational characteristics of the child. It also had the aim to strengthen the relations between gestures, images and printed words, and to develop the language in communicative situations. It was held an exhaustive analyse of the type of strategies used, that showed the significant impact of the intervention programme in this child's evolution of the written language. Therefore, it is conclude, that promoting the reflection about the written language allowed the child to place new childlike hypotheses about the world of writing, acquiring knowledge related to the alphabetical principle. Finally, the educational implications of this study were analysed.pt_PT
dc.identifier.tid201551624pt_PT
dc.identifier.urihttp://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectLinguagem escritapt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectDeafnesspt_PT
dc.subjectWritten languagept_PT
dc.subjectIntervention programmept_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titleÀ descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
19725.pdf
Size:
3.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: