Repository logo
 
Publication

A diferenciação pedagógica no primeiro ciclo: contributos da diversificação de contextos para o desenvolvimento das aprendizagens em cada criança

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMatos, Ana Isabel Rio Tinto de
dc.contributor.authorDuarte, Maria da Assunção Jardim Gonçalves Teixeira
dc.date.accessioned2022-02-22T16:10:45Z
dc.date.available2022-02-22T16:10:45Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso nº 9932/2017 publicado no Diário da República, 2ª série, nº 165, de 28 de agosto de 2017.pt_PT
dc.description.abstractO trabalho irá analisar a importância da diversidade pedagógica e dos contextos, para o desenvolvimento das aprendizagens personalizadas em cada criança. De ano para ano verifica-se a existência de uma maior variedade de origens de alunos e por isso é necessária uma constante atualização do modo como as diversas personalidades reagem ao processo de ensino de modo a manter os diversos alunos motivados e interessados. Tendo em conta a localização da escola, a diversidade verifica-se mais no aspeto das características pessoais de cada aluno do que na sua origem de naturalidade. Todos os alunos são vindos de famílias de estratos sociais bastante semelhantes o que facilita a criação de actividades inclusivas de modo a motivar a descoberta para aprender. Não se pode de qualquer modo deixar de ter em atenção as várias sensibilidades de cada aluno e permitir que os que tenham maior dificuldade, sejam atendidos de forma a superarem essas dificuldades. A escola é e será sempre um agente integrador pelo que o trabalho em sala deve ser expandido para a zona de recreio e quando possível, como foi o caso, fazerem-se atividades ao ar libre que possibilita, com maior descontração a aprendizagem de conteúdos que de outra forma podem-se tornar mais difíceis de assimilar. No presente estudo, elaborado no decorrer da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, utilizou-se a metodologia qualitativa e os instrumentos de recolha foram a observação, registos no diário de bordo, portfólio e entrevista.pt_PT
dc.description.abstractThe work will analyse the importance of pedagogical diversity and contexts for the development of personalized learning in each child. From year to year there is a greater variety of student origins and therefore it is necessary to constantly update the way in which different personalities react to the teaching process to keep the different students motivated and interested. Considering the location of the school, the diversity is seen more in the aspect of the personal characteristics of each student than in their birthplace. All students come from families from very similar social strata/ background, which facilitates the creation of inclusive activities to motivate discovery to learn. In any case, one cannot fail to pay attention to the various sensitivities of each student and allow those who have greater difficulty to be assisted to overcome these difficulties. The school is and will always be an integrating agent, so classroom work should be expanded to the recreational area and when possible, as was the case, open-air activities that enable, with greater relaxation, the learning of content that otherwise they may become harder to assimilate. In the present study, elaborated during the Curricular Unit of Supervised Practice in the 1st Cycle of Basic Education, the qualitative methodology was used, and the collection instruments were observation, logbook records, portfolio, and interview.pt_PT
dc.identifier.tid202898180pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8588
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectEspaço exteriorpt_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectMateriais didáticospt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectOutsidept_PT
dc.subjectPlayingpt_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectTeaching materialspt_PT
dc.titleA diferenciação pedagógica no primeiro ciclo: contributos da diversificação de contextos para o desenvolvimento das aprendizagens em cada criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26721.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format