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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como objetivos refletir sobre o papel da experiência
museológica como experiência educativa, promotora do desenvolvimento pessoal a diversos níveis
(cognitivo, motivacional, afetivo, social e moral), e do lugar da Psicologia Educacional neste
domínio.
Os museus podem ser lugares de aprendizagem, de construção de significados e de
aprofundamento da identidade social e cultural de todos os que os visitam. Nas equipas dos seus
serviços educativos, que desempenham funções de mediação entre o público e o objeto
museológico (Bahia & Trindade, 2010), o psicólogo educacional poderá ser o profissional com a
formação adequada para proceder a uma avaliação das necessidades do museu e do público;
planear, coordenar e avaliar projetos de intervenção psicopedagógica; e promover a construção de
parcerias e a abertura do museu à comunidade envolvente.
De forma a poder-se implementar estes objetivos, procurou-se acompanhar e avaliar três visitas de
estudo de diferentes grupos escolares ao Museu Nacional do Azulejo (Lisboa), através da aplicação
da grelha de categorias de avaliação da eficácia das atividades organizadas pelos serviços
educativos de museus, proposta por Bahia e Janeiro (2008). A aplicação foi feita em contexto de
observação direta e naturalista, com o objetivo de identificar as categorias mais e menos presentes
nas visitas.
Concluiu-se que todas as categorias propostas por Bahia e Janeiro (2008) se encontravam
presentes, com destaque para os aspetos cognitivos, afetivos e motivacionais, que tendem a ser
pontos fortes das visitas; e para os aspetos sociais e morais, que tendem a ser os pontos mais
fracos.
Description
Keywords
Experiência museológica Relação escola-museu Desenvolvimento pessoal
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1568-1582). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada