Repository logo
 
Publication

Comunicação não verbal e estilo instrucional em treinadores de futebol

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorCastanho, Goncalo Luis Farinho Caracol
dc.date.accessioned2016-09-28T18:12:21Z
dc.date.available2016-09-28T18:12:21Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractO objectivo do estudo é compreender as relações que existem entre a comunicação não verbal e o estilo instrucional dos treinadores de futebol, com a finalidade de complementar as análises sobre os seus comportamentos com a comunicação não verbal adjacente. Foi utilizada a versão adaptada e reduzida do Sistema de Observação de Comportamentos de Treinadores – Coach Behavioral Assesssment System, CBAS, Smith et al., 1977), e o Sistema de Observação de Comunicação Não Verbal (SOCNV, Garcia-Mas, Castanho e Almeida, 2007) com um conjunto de treinadores de futebol juvenil de cariz competitivo. Os resultados apresentam o perfil comunicacional não verbal dos treinadores em estudo, mostram a existência de relações entre os distintos estilos instrucionais e algumas categorias específicas da Comunicação Não Verbal (Por exemplo Contacto Visual, Expressão Facial, Postura Corporal, ainda Postura Corporal ou Tom e Ritmo de Voz) diferenciando claramente os estilos Punição, Instrução ou Reforçador. Por último, é abordado o possível significado das características da Comunicação Não Verbal associada a cada estilo de Comportamento; as possíveis aplicações do instrumento de observação de Comunicação Não Verbal e as limitações do Estudo.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is to find the relationships between the Non Verbal Communication and the Instructional style of several soccer coaches, in order to try to complement the analysis of the coaches’ behaviors with their non-verbal communication. We applied an adapted and short version of the Coach Behavioral Assessment System, (CBAS, Smith et al., 1977), and the Non-verbal Communication Observation System (SOCNV, Garcia-Mas, Castanho and Almeida, 2007) on a group of youth competitive soccer coaches. The results shown for each coach his own non-verbal style and the existence of several relationships between the instructional styles and several Non-verbal communication categories (as the visual contact, the facial expression, the body posture, or the voice tone and rhythm), obtaining a clear differentiation among the Punitive, Instructional o Supporting instructional styles. Lastly, we discuss the possible meaning of the Nonverbal Communication features associated with each instructional style; the future application of the SOCNV for to observe the coaches’ Non-verbal Communication styles, and the limitations of this study.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4934
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectTreinadorpt_PT
dc.subjectCBASpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectCoachpt_PT
dc.titleComunicação não verbal e estilo instrucional em treinadores de futebolpt_PT
dc.title.alternativeNon verbal communication and Instructional style in football coachpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10822.pdf
Size:
818.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: