Repository logo
 
Publication

A relação entre a qualidade de vinculação à mãe e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorFernandes, Carla
dc.contributor.authorSantos, António José
dc.contributor.authorPeceguina, Maria Inês Duarte
dc.contributor.authorVaughn, Brian E.
dc.contributor.authorBost, Kelly K.
dc.date.accessioned2012-01-20T21:02:22Z
dc.date.available2012-01-20T21:02:22Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente estudo de natureza longitudinal tem como objectivo estudar a relação entre a qualidade da vinculação da criança à mãe (em média aos 32 meses) e a sua competência social em idade pré-escolar, avaliada dois anos mais tarde. No total participaram 48 díades mãe-criança de nacionalidade portuguesa e americana. Em ambos os contextos sócio culturais constatou-se que a qualidade da vinculação está positiva e significativamente correlacionada com a competência social. Estes resultados sugerem que as relações de vinculação mãe-criança são facilitadoras da adaptação da criança ao grupo pré-escolar, na medida em que promovem o envolvimento positivo com os pares, potenciado uma variedade de competências que contribuem para a aceitação no grupo de pares. ------ ABSTRACT ------ In this study, we attempted to map early attachment security to the development of social competence in preschool years. Participants were 48 mother dyads from two different countries (Portugal and the United States of America). Positive and significant correlations were found between the AQS security score and the social competence. The results suggest that the parent-child attachment relationships contribute to children’s adaptation in the preschool peer group by promoting positive engagement with peers and by supporting a range of skills that underlie peer acceptance.por
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica, 24(2), 292-299por
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1187
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectQualidade da vinculaçãopor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectQuality of attachmentpor
dc.subjectSocial competencepor
dc.subjectPreschool childrenpor
dc.titleA relação entre a qualidade de vinculação à mãe e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citation.endPage299por
oaire.citation.startPage292por
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PRC 24(2) 292.pdf
Size:
167.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: