Repository logo
 
Publication

A relação da educação e emprego com as capacidades das pessoas com experiência de doença mental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorOrnelas, José H.
dc.contributor.authorArruda, Ana Sofia Gaudêncio
dc.date.accessioned2016-04-19T17:38:06Z
dc.date.available2016-04-19T17:38:06Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractNa presente dissertação pretende-se explorar a abordagem das capacidades no contexto da saúde mental, tendo por base as capacidades descritas no referencial teórico de Nussbaum. Será defendido que estas capacidades encontram-se ao alcance de cada pessoa, evitando a discriminação e apoiando a integração das pessoas com experiência de doença mental. No estudo em específico, será focada a integração comunitária a nível educacional e profissional. Neste sentido, trata-se de um estudo comparativo com o objetivo de compreender se as capacidades das pessoas com problemáticas de saúde mental aumentam à medida que estas pessoas se encontram mais integradas a nível educacional e profissional. O estudo foi realizado com 134 utilizadores de serviços de saúde mental comunitária, que se disponibilizaram para colaborar com esta investigação e o instrumento principal utilizado é o QC-SMC – Questionário das Capacidades para o Contexto da Saúde Mental Comunitária. A partir da análise de dados, conclui-se que existem capacidades em específico que representam um aumento quando comparadas com as pessoas com maior grau de qualificação e com as pessoas inseridas profissionalmente. Pode-se afirmar, deste modo, que a integração na comunidade em geral permite o aumento das capacidades das pessoas com problemáticas de saúde mental, tal como é defendido pela literatura.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In this dissertation we intend to explore the capabilities approach in the mental health context, based on the capabilities described on the Nussbaum’s theoretical referential. It will be defended that those capabilities are within reach of every person, avoiding the discrimination and supporting the integration of persons with mental health experience. In this specific study, will be focused the community integration at educational and professional level. In this sense, this is a comparative study with the objective of understanding if the capabilities of persons with mental health problems increase with better integration at educational and professional level. The study was accomplished with the collaboration of 134 community mental health services users, which have accepted to participate on this investigation, and the main instrument used was the CQ-CMH – Capabilities Questionnaire for the Community Mental Health Context. Through the data analysis, we may conclude that exist an increase of the specific capacities on persons with mental health problems that have a greater level of qualification and a better professional integration. Thus, we may say, that the integration on the general community allows an increase of person’s capacities with mental health problems, as it is defended by the literature.pt_PT
dc.identifier.tid201044161pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4592
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbordagem das capacidadespt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectIntegração comunitáriapt_PT
dc.subjectCapabilities approachpt_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.subjectCommunity integrationpt_PT
dc.titleA relação da educação e emprego com as capacidades das pessoas com experiência de doença mentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
22687.pdf
Size:
3.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format