Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
De forma a estudar formas alternativas mais naturais à Terapia de Substituição Hormonal realizou-se este estudo com o principal objetivo de perceber de que forma os sintomas de menopausa são afetados pelo consumo alimentar e pelo consumo de certas substâncias nomeadamente: tabaco, café, bebidas com cafeína, bebidas quentes, bebidas alcoólicas, comida picante, comida com soja, alimentos ricos em gordura e alimentos ricos em fibras. Esta amostra de conveniência é constituída por 263 mulheres. Os resultados revelaram a existência de preditores dos sintomas de menopausa, nomeadamente quanto mais avançado o estádio de menopausa (β = 0.178; p = 0.006) mais sintomas de menopausa, quanto maior o Índice de Massa Corporal (β= 0.127; p = 0.047) mais sintomas de menopausa, quanto mais consumo de bebidas com cafeína (β = 0.119; p = 0.062) maior presença de sintomas de menopausa e quanta mais prática de exercício físico (β = -0.115; p = 0.071) menores sintomas de menopausa. Assim, conclui-se que as variáveis acima descritas impactam significativamente nos sintomas de menopausa, podendo as mesmas ser controladas de forma a controlar a gravidade dos sintomas.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida para aquisição de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Saúde.
Keywords
Menopausa Sintomas de menopausa Consumo alimentar Estádio de menopausa Menopause Menopause symptoms Food consumption Stages of menopause