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Práticas educativas parentais: Uma comparação entre famílias adoptivas e famílias não-adoptivas

datacite.subject.fosPsicologia Educacionalpt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Eva Delgado
dc.contributor.authorMarques, Marta Moreira
dc.date.accessioned2015-12-30T10:01:19Z
dc.date.available2015-12-30T10:01:19Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAs Práticas Educativas Parentais têm sido um assunto pouco estudado nas famílias adoptivas. Estas reflectem os comportamentos e acções parentais que estruturam o comportamento da criança e lhe proporcionam a maior autonomia e conforto possíveis, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável. Este estudo teve como objectivo perceber se existem diferenças entre as Práticas Educativas Parentais (PEP) em famílias adoptivas e não-adoptivas. Assim, participaram nesta investigação 16 famílias adoptivas e 16 famílias não-adoptivas, compostas por mãe, pai e criança entre os 7 e os 10 anos de idade. O instrumento utilizado na recolha dos dados foi a entrevista de práticas educativas parentais, que contempla quatro dimensões: Autonomia Apoiada, Estrutura, Afecto e Percepção da Família. Os resultados demonstraram-nos mais Práticas Educativas Parentais de Autonomia Apoiada, Estrutura e Afecto e uma melhor Percepção da Família nas famílias adoptivas que nas famílias não-adoptivas. Neste sentido, verificaram-se diferenças entre as PEP dos pais adoptivos em comparação com os pais não-adoptivos (sexo masculino) relativamente ao apoio prestado na integração e exploração social, ao uso de comportamentos indutivos na regulação do comportamento da criança e a um maior envolvimento afectivo. Esta maior participação nas tarefas parentais resulta numa melhor percepção das crianças e dos próprios pais relativamente à sua família. Por conseguinte, verificou-se que nas famílias adoptivas existe uma maior partilha das tarefas inerente às práticas educativas parentais, em contraste com um padrão mais tradicional nas famílias não-adoptivas, no qual a mãe assume a maior responsabilidade destas tarefas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Parental Practices are a subject with little research among adoptive families. They reflect parental actions and behaviors that structure children’s behavior, and provide more autonomy and comfort, hence contributing to theirs sustainable development. The present investigation was aimed to understand differences between Parental Practices in adoptive and nonadoptive families. Therefore, in this investigation participated 16 adoptive families and 16 nonadoptive families, composing on mother, father and child, between 7 and 10 years old. The instrument used for data collection was the parental practices interview, contemplating four dimensions: Autonomy Support, Structure, Affect, and Family Perception. Results reported more Parental Practices of Autonomy Support, Structure, and Affect and a better Family Perception among adoptive families. Furthermore, differences were verified between Parental Practices of adoptive fathers and nonadoptive fathers, concerning to given support in social integration and exploration, to usage of inductive behaviour on child behaviour regulations, and a more affective involvement. This larger participation in parental tasks results in a better child and parental perception of their family. Therefore, was verified that adoptive families share more tasks regarding Parental Practices. Contrastingly, there is a traditional pattern in nonadoptive families, in which mothers takes more responsibility about these particulary tasks.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4238
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas educativas parentaispt_PT
dc.subjectFamílias adoptivaspt_PT
dc.subjectFamílias não-adoptivaspt_PT
dc.subjectParental practicespt_PT
dc.subjectAdoptive familiespt_PT
dc.subjectNonadoptive familiespt_PT
dc.titlePráticas educativas parentais: Uma comparação entre famílias adoptivas e famílias não-adoptivaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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