Repository logo
 
Publication

Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale : estudo de adaptação e validação da versão Portuguesa

dc.contributor.authorMoura, Octávio
dc.contributor.authorCosta, Clara
dc.date.accessioned2024-02-28T14:44:21Z
dc.date.available2024-02-28T14:44:21Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractResumo: A Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale (Brouwers & Tomic, 2001) é uma escala de avaliação da autoeficácia para professores, sendo constituída por 24 itens que se organizam em torno de uma estrutura de 3 fatores: (1) Perceção de Autoeficácia na Gestão da Turma, (2) Perceção de Autoeficácia em Obter Apoio por Parte dos Colegas, e (3) Perceção de Autoeficácia em Obter Apoio por Parte dos Superiores. Da adaptação e validação da versão Portuguesa deste instrumento fizeram parte 658 professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Os resultados da análise fatorial confirmatória demonstram o ajustamento da estrutura fatorial original na amostra Portuguesa. A consistência interna e a estabilidade temporal das três dimensões revelam valores adequados. As diversas características psicométricas evidenciam a adequada validade e fiabilidade desta escala.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale (Brouwers & Tomic, 2001) is a self-efficacy perception rating scale for teachers, consisting of 24 items that are organized in three main factors: (1) Perceived Self-Efficacy in Classroom Management, (2) Perceived Self-Efficacy in Eliciting Support From Colleagues, and (3) Perceived Self-Efficacy in Eliciting Support From Principals. In the adaptation and validation of the Portuguese version of this instrument were part 658 Elementary, Secondary and Special Education teachers. The results of the confirmatory factor analysis showed the fit of the original factor structure in the Portuguese sample. The internal consistency and temporal stability of the three scales showed adequate values. The different psychometric characteristics revealed the adequate validity and reliability of this scale.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoura, O., & Costa, C. (2016). Teacher Interpersonal Self-Efficacy Scale: Estudo de adaptação e validação da versão Portuguesa. Análise Psicológica, 34(1), 87-99. https://doi.org/10.14417/ap.1070pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1070pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9625
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1070/pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_PT
dc.titleTeacher Interpersonal Self-Efficacy Scale : estudo de adaptação e validação da versão Portuguesapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage99pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
person.familyNameMoura
person.familyNameCosta
person.givenNameOctávio
person.givenNameClara
person.identifier.ciencia-id371B-6363-036C
person.identifier.orcid0000-0002-5857-6200
person.identifier.orcid0000-0003-1559-7295
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1f4daab9-8c02-495f-adbf-273f0348442d
relation.isAuthorOfPublication0eb40474-b516-42e5-bfac-fb4c4362cfb3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1f4daab9-8c02-495f-adbf-273f0348442d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v34n1a07-1070.pdf
Size:
156.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: