Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo principal deste estudo é o de procurar estabelecer relações entre um conjunto de
conhecimentos metalinguísticos e as representações da funcionalidade da leitura, no início
do 1o ano de escolaridade, com as competências de leitura no final desse ano de
escolaridade.
Tomámos como hipótese de que os resultados de leitura no final do 1°ano de escolaridade
seriam tanto melhores quanto melhor fosse a compreensão da natureza da tarefa de ler, no
início da escolaridade.
A compreensão dos objectivos da leitura resulta do contacto com diferentes utilizações
funcionais da leitura e da apropriação feita pelas crianças.
A compreensão da natureza da tarefa de ler depende do desenvolvimento metalinguístico
das crianças.
Trabalhámos com uma amostra de 30 crianças, que frequentavam pela primeira vez a
laclasse do Ensino Primário 1, na Escola Primária Eduardo Mondíane (Beira,
Moçambique), e que ainda não sabiam ler no início do ano.
Depois de termos caracterizado o sistema de ensino em Moçambique, quanto ao parque
escolar da cidade, à escola e aos alunos, iniciámos o estudo a que nos propúnhamos.
No início do l°ano medimos as variáveis que se referiam às concepções da leitura, às
conceptualizações sobre a linguagem escrita, à identificação do alfabeto, à linguagem
técnica da leitura/escrita, à capacidade de classificação da sílaba inicial, à capacidade da
classificação do fonema inicial e à capacidade de identificação lexical.
No final do l°ano medimos as competências de leitura e analisámos a expressão oral
utilizada no conto de uma história.
Analisámos as relações entre as primeiras variáveis com os resultados de leitura através da
correlação e análise de regressão e concluímos que, de forma geral, as variáveis
metalinguísticas se relacionam entre si e com a leitura.
Através da análise multivariada concluímos que, de forma geral, as concepções de leitura e
as conceptualizações sobre a linguagem escrita se relacionam com as competências de
leitura e que não há uma relação muito estreita entre a linguagem oral e as competências de
leitura.
Os resultados obtidos confirmam o essencial das hipóteses defendidas para este trabalho.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Educational psychology
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada