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Conceptualizações sobre a leitura e a escrita e a aprendizagem da leitura das crianças moçambicanas

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Abstract(s)

O objectivo principal deste estudo é o de procurar estabelecer relações entre um conjunto de conhecimentos metalinguísticos e as representações da funcionalidade da leitura, no início do 1o ano de escolaridade, com as competências de leitura no final desse ano de escolaridade. Tomámos como hipótese de que os resultados de leitura no final do 1°ano de escolaridade seriam tanto melhores quanto melhor fosse a compreensão da natureza da tarefa de ler, no início da escolaridade. A compreensão dos objectivos da leitura resulta do contacto com diferentes utilizações funcionais da leitura e da apropriação feita pelas crianças. A compreensão da natureza da tarefa de ler depende do desenvolvimento metalinguístico das crianças. Trabalhámos com uma amostra de 30 crianças, que frequentavam pela primeira vez a laclasse do Ensino Primário 1, na Escola Primária Eduardo Mondíane (Beira, Moçambique), e que ainda não sabiam ler no início do ano. Depois de termos caracterizado o sistema de ensino em Moçambique, quanto ao parque escolar da cidade, à escola e aos alunos, iniciámos o estudo a que nos propúnhamos. No início do l°ano medimos as variáveis que se referiam às concepções da leitura, às conceptualizações sobre a linguagem escrita, à identificação do alfabeto, à linguagem técnica da leitura/escrita, à capacidade de classificação da sílaba inicial, à capacidade da classificação do fonema inicial e à capacidade de identificação lexical. No final do l°ano medimos as competências de leitura e analisámos a expressão oral utilizada no conto de uma história. Analisámos as relações entre as primeiras variáveis com os resultados de leitura através da correlação e análise de regressão e concluímos que, de forma geral, as variáveis metalinguísticas se relacionam entre si e com a leitura. Através da análise multivariada concluímos que, de forma geral, as concepções de leitura e as conceptualizações sobre a linguagem escrita se relacionam com as competências de leitura e que não há uma relação muito estreita entre a linguagem oral e as competências de leitura. Os resultados obtidos confirmam o essencial das hipóteses defendidas para este trabalho.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Psicologia educacional Educational psychology

Citation

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Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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