Repository logo
 
Publication

O papel das tarefas contextualizadas na promoção da aprendizagem da matemática

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorSoares, Madalena Francês de Matos Duarte
dc.date.accessioned2024-07-30T18:31:50Z
dc.date.available2024-07-30T18:31:50Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 9784/2022 publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 93, de 13 Maio 2022.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação surge no âmbito da unidade curricular de Seminário de Intervenção e Investigação Educacional, decorrente da Prática de Ensino Supervisionada. O tema central visa o papel das tarefas contextualizadas na promoção de uma aprendizagem matemática rica, que fomente o desenvolvimento das capacidades transversais descritas nas Aprendizagens Essenciais de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2021). A prática supervisionada transcorreu numa instituição de cariz privado, numa turma do 4.º ano de escolaridade. Primeiramente, procedeu-se a uma observação naturalista das tarefas matemáticas propostas pela professora cooperante, contextualizadas com as vivências do dia-a-dia dos alunos. Numa segunda fase, realizouse a implementação de tarefas matemáticas contextualizadas, de maneira a analisar e refletir com mais detalhe que capacidades matemáticas transversais são potencializadas por essas tarefas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista, e como instrumentos para registar evidências o diário de bordo, notas de campo, registos fotográficos e gravações de áudio.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present research arises within the scope of the course unit “Seminar on Educational Intervention and Research”, followed from the Supervised Teaching Practice. The central theme aims the role of contextualized tasks in promotion rich mathematical learning experience that fosters the development of the transversal capacities described in the Essential Learnings of Mathematics for the 1st Cycle of Basic Education (2021). The supervised practice took place in a private institution, following a 4th-grade class. Firstly, a naturalistic observation of the mathematical tasks proposed by the cooperating teacher was carried out in the context of the students' day-to-day experiences. In a second phase, the contextualized mathematical tasks were implemented to analyze and reflect in more detail on which transversal mathematical capacities are enhanced by these tasks. The methodology used was qualitative in nature, with observation and interview as data collection techniques, and a logbook, field notes, photographic records, and audio recordings as instruments for recording evidence. .pt_PT
dc.identifier.tid203668081pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9876
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTarefas matemáticaspt_PT
dc.subjectContextualizaçãopt_PT
dc.subjectCapacidades matemáticaspt_PT
dc.subjectProcesso de ensinopt_PT
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjectMathematical taskspt_PT
dc.subjectContextualizationpt_PT
dc.subjectMathematical skillspt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectteaching and learning processpt_PT
dc.titleO papel das tarefas contextualizadas na promoção da aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
30867_Madalena Soares_RPES.pdf
Size:
13.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: