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Abstract(s)
O presente estudo pretendeu averiguar a natureza da vinculação de jovens comprovadamente delinquentes, analisando a existência de um script de base segura subjacente ao padrão de relação destes sujeitos. Considerando a literatura existente acerca da temática da delinquência e da vinculação, procurava encontrar-se um estilo de vinculação essencialmente inseguro.
Com o intuito de obter um critério operacional de delinquência, optou-se por utilizar um grupo amostrai que se encontrava a cumprir, por ordem de um Tribunal, Medida Tutelar Educativa em Centro Educativo credenciado. Assim, contou-se com a participação de quarenta e dois jovens do sexo masculino, provenientes de dois
Centros Educativos distintos.
Paralelamente a este critério de operacionalização, utilizou-se um questionário de avaliação dos comportamentos de risco ao nível da auto-percepção (Youth Self Report, Achenbach, 1991) e da hetero-percepção (Teacher Report Form, Achenbach, 1991). Em ambas as versões não foram identificados comportamentos de risco a salientar, o que causou alguma estranheza tendo em conta os sujeitos avaliados.
A avaliação do script de base segura dos jovens foi realizada através da técnica de Narrativas de Vinculação (Steiner, Arjomand, & Waters, 2003). Os resultados obtidos permitiram constatar que o padrão de vinculação destes jovens é manifestamente inseguro, já que em todos os cenários de interacção as pontuações médias foram inferiores a 3 (valor a partir do qual se considera a presença de um script de base segura).
A verificação de uma vinculação insegura nestes jovens estabelece uma associação entre os fenómenos da delinquência e da vinculação, evidenciando marcadas dificuldades em termos relacionais nos jovens que adoptam condutas
desviantes.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Legal
Keywords
Psicologia legal Delinquência juvenil Vinculação Factores de risco Instrumentos Comportamentos anti-sociais Legal psychology Juvenil delinquency Attachment behaviour Risk factors Instruments Anti-social behaviour Adolescence
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada