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As representações sociais da morte: um estudo com educadores de infância
dc.contributor.author | Sena, Clemente Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T11:42:42Z | |
dc.date.available | 2017-04-21T11:42:42Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A natureza da morte, bem como a própria realidade do morrer, remetem para a estruturação da própria vida, modela o significado das nossas vivências assim como das relações sociais. Atualmente o contexto sócio cultural em que a morte é apresentada, exige que, do ponto de vista educativo, este tema seja abordado e enquadrado na escola numa perspetiva multidisciplinar e globalizante de forma a ajudar as crianças a enfrentarem os seus medos face à morte e ao desconhecido. Assim sendo, os profissionais de educação no geral e os educadores de infância em particular têm de estar preparados para tal. Esta comunicação centra-se nas representações que os educadores de infância têm sobre a temática da morte e pretende fazer uma caraterização dessas mesmas representações. Foram aplicadas Escalas Breves sobre Diversas Perspetivas da Morte, Oliveira e Neto (2004), a todos os educadores do concelho de Almada (220), as quais nos permitiram constatar um quadro bastante abrangente de representações face à morte. Concluiu-se que as dimensões que as escalas permitem avaliar e que mais se evidenciam se apresentam pela seguinte ordem: morte como desconhecido, fim natural, vida além, coragem, fracasso, sofrimento, abandono com culpabilização e por fim a indiferença. Verificamos também a existência de diferenças estatísticas interessantes entre as diferentes dimensões, e a faixa etária. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.459-470). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5409 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ISPA – Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.subject | Morte | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | As representações sociais da morte: um estudo com educadores de infância | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 470 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 459 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | pt_PT |
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