Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As representações sociais da morte: um estudo com educadores de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_459-470.pdf290.02 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A natureza da morte, bem como a própria realidade do morrer, remetem para a estruturação da própria vida, modela o significado das nossas vivências assim como das relações sociais. Atualmente o contexto sócio cultural em que a morte é apresentada, exige que, do ponto de vista educativo, este tema seja abordado e enquadrado na escola numa perspetiva multidisciplinar e globalizante de forma a ajudar as crianças a enfrentarem os seus medos face à morte e ao desconhecido. Assim sendo, os profissionais de educação no geral e os educadores de infância em particular têm de estar preparados para tal. Esta comunicação centra-se nas representações que os educadores de infância têm sobre a temática da morte e pretende fazer uma caraterização dessas mesmas representações. Foram aplicadas Escalas Breves sobre Diversas Perspetivas da Morte, Oliveira e Neto (2004), a todos os educadores do concelho de Almada (220), as quais nos permitiram constatar um quadro bastante abrangente de representações face à morte. Concluiu-se que as dimensões que as escalas permitem avaliar e que mais se evidenciam se apresentam pela seguinte ordem: morte como desconhecido, fim natural, vida além, coragem, fracasso, sofrimento, abandono com culpabilização e por fim a indiferença. Verificamos também a existência de diferenças estatísticas interessantes entre as diferentes dimensões, e a faixa etária.

Description

Keywords

Representações Morte Educação

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.459-470). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA – Instituto Universitário