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Authors
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Abstract(s)
A natureza da morte, bem como a própria realidade do morrer, remetem para a
estruturação da própria vida, modela o significado das nossas vivências assim como das relações
sociais. Atualmente o contexto sócio cultural em que a morte é apresentada, exige que, do ponto de
vista educativo, este tema seja abordado e enquadrado na escola numa perspetiva multidisciplinar
e globalizante de forma a ajudar as crianças a enfrentarem os seus medos face à morte e ao
desconhecido. Assim sendo, os profissionais de educação no geral e os educadores de infância em
particular têm de estar preparados para tal.
Esta comunicação centra-se nas representações que os educadores de infância têm sobre a temática
da morte e pretende fazer uma caraterização dessas mesmas representações. Foram aplicadas
Escalas Breves sobre Diversas Perspetivas da Morte, Oliveira e Neto (2004), a todos os
educadores do concelho de Almada (220), as quais nos permitiram constatar um quadro bastante
abrangente de representações face à morte. Concluiu-se que as dimensões que as escalas permitem
avaliar e que mais se evidenciam se apresentam pela seguinte ordem: morte como desconhecido,
fim natural, vida além, coragem, fracasso, sofrimento, abandono com culpabilização e por fim a
indiferença. Verificamos também a existência de diferenças estatísticas interessantes entre as
diferentes dimensões, e a faixa etária.
Description
Keywords
Representações Morte Educação
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.459-470). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA – Instituto Universitário