Publication
Crianças do pré-escolar programam em LOGO: Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência
dc.contributor.author | Miranda, Guilhermina Lobato | |
dc.date.accessioned | 2014-03-22T12:30:02Z | |
dc.date.available | 2014-03-22T12:30:02Z | |
dc.date.issued | 1990 | |
dc.description.abstract | Este artigo destina-se a apresentar, por derivação da sua inicial forma de tese de mestrado, os resultados de uma investigação empírica sobre a introdução da linguagem LOGO entre crianças do pré-escolar. Pretende-se assim contribuir, com os dados da experiência, para um debate ainda recente entre nós, em que por vezes os argumentos teóricos carecem de adequado fundamento. O objectivo essencial, que na tese revestia a forma de hipótese, consistiu em analisar o impacto de uma particular linguagem de programação no desenvolvimento cognitivo de um grupo de crianças de 5 anos. Ao longo do trabalho, que coincidiu com o ano lectivo de 1987/88, surgiram problemas inesperados e novas pistas que foram seguidas sem prejuízo das preocupações iniciais. Os resultados nem sempre foram concludentes a certos níveis. Mas permitiram circunscrever melhor os problemas e formular interrogaçpões que nos aproximam de respostas mais rigorosas. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the results of an investigation on the effects of learning the LOGO language on pre-school children. The major purpose of this research was the assessment of the influence of learning a particular programming language in the cognitive development of 5-year old children. The study was conducted during the school year of 1987/88. New problems arose and new clues were followed. Although some results do not allow definitive conclusions, the initial problems were made clearer and more precise questions are now possible. | por |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 8, 47-60 | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/2730 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.title | Crianças do pré-escolar programam em LOGO: Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 60 | por |
oaire.citation.startPage | 47 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 8 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |