Repository logo
 
Publication

Crianças do pré-escolar programam em LOGO: Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência

dc.contributor.authorMiranda, Guilhermina Lobato
dc.date.accessioned2014-03-22T12:30:02Z
dc.date.available2014-03-22T12:30:02Z
dc.date.issued1990
dc.description.abstractEste artigo destina-se a apresentar, por derivação da sua inicial forma de tese de mestrado, os resultados de uma investigação empírica sobre a introdução da linguagem LOGO entre crianças do pré-escolar. Pretende-se assim contribuir, com os dados da experiência, para um debate ainda recente entre nós, em que por vezes os argumentos teóricos carecem de adequado fundamento. O objectivo essencial, que na tese revestia a forma de hipótese, consistiu em analisar o impacto de uma particular linguagem de programação no desenvolvimento cognitivo de um grupo de crianças de 5 anos. Ao longo do trabalho, que coincidiu com o ano lectivo de 1987/88, surgiram problemas inesperados e novas pistas que foram seguidas sem prejuízo das preocupações iniciais. Os resultados nem sempre foram concludentes a certos níveis. Mas permitiram circunscrever melhor os problemas e formular interrogaçpões que nos aproximam de respostas mais rigorosas.por
dc.description.abstractThis paper presents the results of an investigation on the effects of learning the LOGO language on pre-school children. The major purpose of this research was the assessment of the influence of learning a particular programming language in the cognitive development of 5-year old children. The study was conducted during the school year of 1987/88. New problems arose and new clues were followed. Although some results do not allow definitive conclusions, the initial problems were made clearer and more precise questions are now possible.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 8, 47-60por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2730
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleCrianças do pré-escolar programam em LOGO: Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiênciapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage60por
oaire.citation.startPage47por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume8por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1990_1_47.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: