Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Crianças do pré-escolar programam em LOGO: Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1990_1_47.pdf1.11 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo destina-se a apresentar, por derivação da sua inicial forma de tese de mestrado, os resultados de uma investigação empírica sobre a introdução da linguagem LOGO entre crianças do pré-escolar. Pretende-se assim contribuir, com os dados da experiência, para um debate ainda recente entre nós, em que por vezes os argumentos teóricos carecem de adequado fundamento. O objectivo essencial, que na tese revestia a forma de hipótese, consistiu em analisar o impacto de uma particular linguagem de programação no desenvolvimento cognitivo de um grupo de crianças de 5 anos. Ao longo do trabalho, que coincidiu com o ano lectivo de 1987/88, surgiram problemas inesperados e novas pistas que foram seguidas sem prejuízo das preocupações iniciais. Os resultados nem sempre foram concludentes a certos níveis. Mas permitiram circunscrever melhor os problemas e formular interrogaçpões que nos aproximam de respostas mais rigorosas.
This paper presents the results of an investigation on the effects of learning the LOGO language on pre-school children. The major purpose of this research was the assessment of the influence of learning a particular programming language in the cognitive development of 5-year old children. The study was conducted during the school year of 1987/88. New problems arose and new clues were followed. Although some results do not allow definitive conclusions, the initial problems were made clearer and more precise questions are now possible.

Description

Keywords

Citation

Análise Psicológica, 8, 47-60

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License