Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo destina-se a apresentar, por derivação
da sua inicial forma de tese de mestrado, os resultados
de uma investigação empírica sobre a introdução da
linguagem LOGO entre crianças do pré-escolar.
Pretende-se assim contribuir, com os dados da
experiência, para um debate ainda recente entre nós,
em que por vezes os argumentos teóricos carecem
de adequado fundamento.
O objectivo essencial, que na tese revestia a forma
de hipótese, consistiu em analisar o impacto de uma
particular linguagem de programação no
desenvolvimento cognitivo de um grupo de crianças
de 5 anos.
Ao longo do trabalho, que coincidiu com o ano
lectivo de 1987/88, surgiram problemas inesperados
e novas pistas que foram seguidas sem prejuízo das
preocupações iniciais.
Os resultados nem sempre foram concludentes a
certos níveis. Mas permitiram circunscrever melhor
os problemas e formular interrogaçpões que nos
aproximam de respostas mais rigorosas.
This paper presents the results of an investigation on the effects of learning the LOGO language on pre-school children. The major purpose of this research was the assessment of the influence of learning a particular programming language in the cognitive development of 5-year old children. The study was conducted during the school year of 1987/88. New problems arose and new clues were followed. Although some results do not allow definitive conclusions, the initial problems were made clearer and more precise questions are now possible.
This paper presents the results of an investigation on the effects of learning the LOGO language on pre-school children. The major purpose of this research was the assessment of the influence of learning a particular programming language in the cognitive development of 5-year old children. The study was conducted during the school year of 1987/88. New problems arose and new clues were followed. Although some results do not allow definitive conclusions, the initial problems were made clearer and more precise questions are now possible.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 8, 47-60
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada