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Abstract(s)
A solidão é uma experiência universal e normativa, consequência da necessidade
humana de pertencer a algo ou alguém. No entanto, quando alguém sente que não
pertence ou não tem proximidade com outros, surge a solidão. Como a solidão decorre
dos relacionamentos sociais, pode falar-se da quantidade (quando há falta, surge a
solidão social) ou da qualidade desses relacionamentos (quando há falta, surge a solidão
emocional). Com a entrada na adolescência, aumenta a possibilidade de surgirem
sentimentos de solidão uma vez que, no processo de construção da sua identidade, os
adolescentes começam a distanciar-se da família e os pares ganham maior relevância.
Embora haja um crescente interesse pelas questões da solidão na adolescência, a maior
parte dos estudos não considera as diferentes facetas que a solidão pode tomar. Esta
investigação pretende analisar os sentimentos de solidão, considerando as diferentes
formas que a mesma pode tomar e verificar se há uma associação com a segurança das
relações de vinculação e com as práticas parentais.
A amostra é constituída por 682 adolescentes com idades entre os 11 e 16 anos
de idade e respetivas mães e pais participaram do estudo. Os instrumentos utilizados
foram Child Rearing Parctices Report - Questionnaire (CRPR-Q) a serem preenchidos
pelos pais e os dois questionários Relational Provision Loneliness Questionnaire
[RPLQ] e o Experiências nas Relações Próximas – Estruturas Relacionais [ERP-ER]) a
serem preenchidos pelos adolescentes.
Os resultados revelaram a existência de três perfis de solidão totalmente
distintos entre si. Os resultados mostraram que os três perfis de solidão variavam entre
si na qualidade da segurança da vinculação com ambos os progenitores sendo o perfil
“Sem Solidão” com os valores mais altos e o perfil “Socioemocionalmente Solitários no
Contexto de familiar” com os valores mais baixos. Relativamente às Práticas Parentais,
apenas há diferenças nas práticas parentais entre os progenitores, sendo o “Cuidado da
Mãe” o mais alto em todos os perfis.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto
Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção de grau de
Mestre na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.
Keywords
Solidão Solidão emocional Solidão social Solidão no contexto de pares Solidão no contexto familiar Práticas parentais Vinculação Adolescência Cluster