Repository logo
 
Publication

Satisfação do utente, percepção da doença e atitudes face aos técnicos de saúde: estudo em utentes da consulta de seguimento de portadores de pacemaker e CDI.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPatrão, Ivone Alexandra Martins
dc.contributor.authorBernardo, José Rafael da Costa Cabral
dc.date.accessioned2016-10-29T16:02:26Z
dc.date.available2016-10-29T16:02:26Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionTese submetida como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Aplicada Especialidade em Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractA satisfação do utente é um indicador importante da qualidade dos serviços e está associada a um conjunto de variáveis, nomeadamente, o bem-estar psicológico, o estatuto socioeconómico, a qualidade de comunicação por parte dos técnicos de saúde para com o utente, a percepção que os profissionais de saúde tem em relação à qualidade de serviços que prestam, o estado de saúde do doente e a sua percepção da doença, bem como as atitudes face aos técnicos de saúde. Estudo exploratório com uma amostra de 107 utentes da consulta de seguimento de pacemakers do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE, utilizando questionários específicos para a avaliação das diferentes dimensões; Questionário para Avaliação da Satisfação do Utente - QUASU (McIntyre, 1998), percepção da doença por parte do utente, The Brief Illness Perception Questionaire - versão portuguesa (Figueiras, 2007) e o questionário de avaliação de atitudes face aos médicos e à medicina - EAMM (Pereira, 1999), adaptado de forma a permitir avaliar o técnico de cardiopneumologia que habitualmente conduz a consulta em avaliação Os resultados vão no sentido da bibliografia existente demonstrado que utentes mais satisfeitos tem uma percepção mais positiva da sua doença e uma atitude face ao profissional de saúde e à medicina em geral também mais positiva. Os resultados apresentados são indicadores positivos para os técnicos de saúde sobre as características da consulta, mostrando que em geral os utentes têm um ajustamento positivo em relação à sua doença, retomando opt_PT
dc.description.abstractPatient satisfaction is a strong mediator of service quality. Several studies suggest that patient satisfaction with healthcare is associated with psychological well being, socioeconomic status, type of communication, perception of healthcare service provided by the health providers towards patients, illness severity, illness perception and attitudes toward health providers. Exploratory study with a sample of 107 patients belonging to the pacemaker follow-up consultation in Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE.using specific questionnaires to measure patient satisfaction -Questionário para Avaliação da Satisfação do Utente - QUASU (McIntyre, 1998), Illness perception - The Brief Illness Perception Questionaire – Portuguese version (Figueiras, 2007) and Attitudes to Doctors and Medicine Scale Portuguese version (Pereira, 1999) adapted to measure the cardiopneumologist technician that performs the pacing follow-up. According to literature the results show that patients with higher satisfaction have more positive perception about their disease and have overall more positive attitudes towards medical professional and medicine in general with no differences within gender or type of implant devices. Results are positive indicators to the health professional carrying out pacing follow-up consultation showing that overall patients seem to have a positive adjustment with their new reality ofpt_PT
dc.identifier.tid201103648
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5027
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectPacemakerpt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.titleSatisfação do utente, percepção da doença e atitudes face aos técnicos de saúde: estudo em utentes da consulta de seguimento de portadores de pacemaker e CDI.pt_PT
dc.title.alternativePatient satisfaction, illness perception and attitudes forward health care professionals: a study in pacing and ICD’s follow-up hospital consultationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9931.pdf
Size:
923.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: