Repository logo
 
Publication

Impacto de um programa de lteracia emergente no pré-escolar - promoção de aprendizagens nas competências da leitura e da escrita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSalvador, Liliana
dc.contributor.authorMaruta, Filipa Alexandra Silva Viegas
dc.date.accessioned2025-01-17T19:21:56Z
dc.date.available2025-01-17T19:21:56Z
dc.date.issued2024-11-14
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo testar a eficácia de um programa sobre literacia emergente no ensino pré-escolar. Este estudo teve como design um estudo misto quási experimental com uma amostra não probabilística que incide em 89 crianças de idade pré-escolar de um agrupamento de escolas da área Metropolitana de Lisboa. É composto por um programa de 12 sessões com a duração de 30 a 45 minutos centradas em atividades respeitantes à literacia emergente quanto à consciência fonológica, consciência silábica, conhecimento de letras e escritas inventadas que se compreendem como essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem especificamente nas competências da leitura e da escrita. Para testar a eficácia do programa foram aplicados testes em dois momentos, antes do programa e no final do programa que avaliam as competências a nomeação rápida, conhecimento das letras, silabas, fonemas, leitura de palavras, fonetização da leitura, escritas inventadas, fonetização da escrita. Os resultados desta investigação apontaram para um aumento significativo nas competências avaliadas no grupo experimental sugerindo que a intervenção com este programa de literacia emergente foi eficaz.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aims to test the effectiveness of a program on emerging literacy in pre-school education. This study was designed as a mixed, quasi-experimental study with a non-probabilistic sample that focuses on 89 preschool children from a group of schools in the Lisbon Metropolitan area. It consists of a program of 12 sessions focused on activities related to emerging literacy in terms of phonological awareness, syllabic awareness, knowledge of letters and invented writings that are understood as essential for the development of learning specifically in reading and writing skills. To test the effectiveness of the program, tests will be applied in two moments, before the program and at the end of the program, which evaluate the skills of rapid naming, knowledge of letters, syllables, phonemes, word reading, phonetization of reading, invented writings, phonetization of writing. The results of this research point to a significant increase in the skills assessed in the experimental group, suggesting that the intervention with this emerging literacy program was effective.pt_PT
dc.identifier.tid203788770pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10227
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectEnsino pré-escolarpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.titleImpacto de um programa de lteracia emergente no pré-escolar - promoção de aprendizagens nas competências da leitura e da escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27128_Filipa_Maruta_dissertação.pdf
Size:
2.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: