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Abstract(s)
Este relatório representa o produto final de uma caminhada que engloba, todo um trabalho teórico e prático desenvolvido ao longo do meu percurso profissional, aliado à experiência pessoal.
Tem como fim específico possibilitar boas práticas e abrir as portas para a reintegração de crianças/jovens na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e pessoal, colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional.
É indispensável capacitar as crianças/jovens para aprenderem durante toda a vida, preparando-os para todos os estádios do seu desenvolvimento.
A promoção de competências pessoais e sociais tem como objetivo geral ajudar os indivíduos no desenvolvimento de tais capacidades, permitindo-lhes uma reflexão sobre o modo de se relacionarem consigo mesmo, com os outros e com as situações do dia-a-dia, encontrando alternativas adequadas a cada situação.
Neste sentido urge criar ações e atividades promotoras de relações positivas entre os pares, conducentes à prevenção de comportamentos de risco.
À semelhança do que acontece com as teorias e com os modelos preventivos, existe uma grande diversidade de programas que visam minimizar os fatores de risco, bem como promover/incrementar fatores protetores da população escolar.
Assim, e de modo a promover-se um trabalho individualizado de inclusão, é essencial que numa sociedade inclusiva e crente no ideal da cidadania plena, se desenvolva um trabalho de continuidade promotor de uma relação de confiança.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade em Psicologia Social e das Organizações
Keywords
Prevenção Contexto escolar Promoção de competências