Publication
Ajustamento social e promoção de competências
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Maria João Pinheiro Morais | |
dc.contributor.author | Lopes, Mónica Alexandra Pinto | |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T14:41:21Z | |
dc.date.available | 2019-03-27T14:41:21Z | |
dc.date.issued | 2016-04-02 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade em Psicologia Social e das Organizações | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório representa o produto final de uma caminhada que engloba, todo um trabalho teórico e prático desenvolvido ao longo do meu percurso profissional, aliado à experiência pessoal. Tem como fim específico possibilitar boas práticas e abrir as portas para a reintegração de crianças/jovens na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e pessoal, colaborar para diminuir a evasão, a repetência e a violência no contexto educacional. É indispensável capacitar as crianças/jovens para aprenderem durante toda a vida, preparando-os para todos os estádios do seu desenvolvimento. A promoção de competências pessoais e sociais tem como objetivo geral ajudar os indivíduos no desenvolvimento de tais capacidades, permitindo-lhes uma reflexão sobre o modo de se relacionarem consigo mesmo, com os outros e com as situações do dia-a-dia, encontrando alternativas adequadas a cada situação. Neste sentido urge criar ações e atividades promotoras de relações positivas entre os pares, conducentes à prevenção de comportamentos de risco. À semelhança do que acontece com as teorias e com os modelos preventivos, existe uma grande diversidade de programas que visam minimizar os fatores de risco, bem como promover/incrementar fatores protetores da população escolar. Assim, e de modo a promover-se um trabalho individualizado de inclusão, é essencial que numa sociedade inclusiva e crente no ideal da cidadania plena, se desenvolva um trabalho de continuidade promotor de uma relação de confiança. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6968 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prevenção | pt_PT |
dc.subject | Contexto escolar | pt_PT |
dc.subject | Promoção de competências | pt_PT |
dc.title | Ajustamento social e promoção de competências | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Psicologia | pt_PT |