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O papel mediador da regulação emocional na relação entre práticas parentais e brincadeira social e não-social em contexto pré-escolar
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Guedes, Maryse | |
| dc.contributor.author | Silva, Maria Luísa Duarte | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T14:32:22Z | |
| dc.date.available | 2025-10-29T14:32:22Z | |
| dc.date.issued | 2025-09-25 | |
| dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento | |
| dc.description.abstract | Em linha com uma abordagem ecológica e desenvolvimental, a literatura salienta a importância de melhor compreender os processos através dos quais as práticas parentais em contexto familiar se podem associar com os comportamentos de brincadeira em contexto pré-escolar. Entre estes processos, encontra-se a regulação emocional. Este estudo teve como objetivo analisar o papel mediador da regulação emocional na relação entre práticas parentais (cuidado e restritividade) e os comportamentos de brincadeira social, de lutas e não-social (reticente, solitário-passivo) em contexto pré-escolar. A amostra foi composta por 106 mães e 78 pais que preencheram o Child-Rearing Practices Report Questionnaire e a Emotion Regulation Checklist para avaliar as práticas parentais e a regulação emocional das crianças, respetivamente. Participaram também 18 educadoras que preencheram a mesma medida de regulação emocional do que os pais e a Preschool Play Behavior Scale para avaliar os comportamentos de brincadeira. Os nossos resultados mostraram que as práticas maternas e paternas mais restritivas se associaram com menos comportamentos de brincadeira social e mais comportamentos reticentes, por via da menor regulação emocional percebida por parte da educadora (mas não por parte dos pais e das mães). Estes resultados são consistentes com a literatura teórica e empírica, segundo a qual a regulação emocional é um dos processos que medeia as associações entre o controlo parental e os comportamentos de brincadeira em contexto pré-escolar. Sublinham a importância da promoção de práticas parentais positivas e de competências de regulação emocional na infância, com possíveis implicações para intervenções preventivas em contextos educativos e familiares. | por |
| dc.description.abstract | Based on an ecological and developmental approach, the literature highlights the importance of better understanding the processes through which parenting practices in the family context can be associated with play behaviors in preschool settings. Among these processes is emotion regulation. This study aimed to analyze the mediating role of emotional regulation in the relationship between parenting practices (nurturance and restrictiveness) and social, rough-and-tumble and non-social play behaviors (reticent, solitary-passive) in the preschool context. The sample consisted of 106 mothers and 78 fathers who completed the Child-Rearing Practices Report Questionnaire and the Emotion Regulation Checklist to assess parenting practices and children's emotional regulation, respectively. Eighteen preschool teachers also participated, completing the same emotion regulation measure as the parents and the Preschool Play Behavior Scale to assess play behaviors. Our results showed that more restrictive maternal and paternal practices were associated with less social play behaviors and more reticent behaviors, via lower emotional regulation perceived by the preschool teacher (but not by fathers and mothers). These results are consistent with theoretical and empirical literature, according to which emotional regulation is one of the processes that mediates the associations between parental control and play behaviors in the preschool context. This highlights the importance of promoting positive parenting practices and emotion regulation skills in childhood, with the possibility of implications for preventive interventions in educational and family contexts. | eng |
| dc.identifier.tid | 204018498 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/13650 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Regulação Emocional | |
| dc.subject | Práticas Parentais | |
| dc.subject | Brincadeira Social | |
| dc.subject | Brincadeira Não-Social | |
| dc.subject | Pré-Escolar | |
| dc.subject | Emotional Regulation | |
| dc.subject | Parenting Practices | |
| dc.subject | Social Play | |
| dc.subject | Non-Social Play | |
| dc.subject | Preschool | |
| dc.title | O papel mediador da regulação emocional na relação entre práticas parentais e brincadeira social e não-social em contexto pré-escolar | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento |
